Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão está com dificuldade em levantar-se: será um problema ortopédico?

Se nota que o seu cão tem dificuldades em levantar-se, este artigo é para si. Será um problema ortopédico? Conheça as principais causas aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Ao contrário do que a maioria dos tutores pensa, os motivos que podem provocar dificuldades no seu cão ao levantar-se são variados e não apenas de origem ortopédica.

Assim sendo, se o seu patudo demonstra relutância a levantar-se, procure ajuda Médico Veterinária. É importante fazer uma avaliação clínica e alguns exames para se conseguir perceber qual o problema associado e, dessa forma, iniciar o tratamento adequado.

Quais são as causas mais comuns que podem provocar nos cães dificuldades a levantarem-se?

A maioria das alterações ortopédicas são responsáveis por dor que provoca desconforto ao cão quando se levanta ou mesmo durante o seu movimento. Porém, outras causas de dor podem ter o mesmo efeito: dor de barriga (por problemas gastrointestinais ou hormonais) ou deficiências do sistema neurológico.

Destacamos:

  • Displasia da anca: doença hereditária que afeta, principalmente, cães de raça grande. Provoca dor na articulação da anca (coxo-femoral) e atrofia muscular.
  • Artrose/osteoartrose: doença degenerativa das articulações, que surge nos cães mais velhos.
  • Doenças do disco vertebral (discopatia): hérnias discais ou outras lesões que provoquem compressão da medula espinal (por ex: Síndrome de Wobbler).
  • Mielopatia degenerativa: de origem genética, leva a uma redução progressiva na locomoção, com parálise dos membros. Em casos mais severos, ocorre parálise dos músculos respiratórios e morte.
  • Cólica abdominal: na presença de dor de barriga, seja de que origem for, o patudo adota uma postura arqueada típica (posição antiálgica) e demonstra relutância a levantar-se ou a andar. Privilegia assim, os momentos em que está sentado para se sentir confortável.
  • Excesso de peso/Obesidade: nestes casos, as articulações dos cães estão em esforço extra para conseguirem suportar o seu peso. Essa condição conduz a um desgaste osteoarticular e consequentemente dor. Controle a alimentação do seu patudo: escolha uma ração apropriada e de elevada qualidade. O aconselhamento nutricional, para implementar o melhor esquema alimentar (quantidade diária recomendada e número de refeições por dia) é também fundamental.

O que posso fazer para ajudar?

Após contatar o Médico Veterinário habitual, poderá iniciar a terapêutica que ele aconselhar.

Geralmente, após resolvido o problema inicial, a dificuldade a levantar-se desaparece!

Nos casos de alterações ortopédicas e neurológicas, a fisioterapia e hidroterapia têm-se demonstrado úteis, assim como a acupuntura Veterinária. Também a utilização de condroprotetores na dieta ou como suplemento evidenciou benefícios na redução da dor de origem articular.

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta