Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão engoliu um elástico do cabelo. E agora?

Os nossos patudos conseguem ser muito originais naquilo que comem. A ingestão de corpos estranhos é um dos principais motivos de visita ao Médico Veterinário, especialmente em cachorros. Saiba quais os riscos associados e o que fazer nestes casos.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os cães têm naturalmente alguns hábitos e instintos. Quase todos apreciam brinquedos / biscoitos que possam roer e sejam idealmente um desafio. Outros, têm tendência para comer objetos estranhos. Um elástico do cabelo? Sim, é possível!

Mas qual o risco inerente à ingestão de um elástico do cabelo?

Qualquer corpo estranho que seja ingerido tem o potencial de causar aquilo que se designa por obstrução gastrointestinal. Claro que há vários fatores a ter em conta:

  • O tamanho do elástico ou do corpo estranho ingerido;
  • A quantidade ingerida;
  • O material do objeto;
  • Objetos lineares como fios, elásticos ou cordas têm normalmente um risco acrescido por causar obstrução associada a enrugamento intestinal.

Caso seja um objeto muito pequeno e isolado, é possível que passe por todo o trato intestinal e saia sem problema.

Existem também riscos de erosão ou escoriação do trato gastrointestinal associado à passagem destes materiais pela mucosa.

O que fazer quando acontece?

Se desconfia que o seu cão ingeriu um elástico do cabelo, ou vários, deve vigiar a sua atitude, controlar as fezes e garantir que o conteúdo estranho é evacuado nas fezes dos próximos dias.

Caso o seu patudo apresente vómito, diarreia, prostração ou dificuldade em defecar, deve ser avaliado pelo seu Médico Veterinário o mais rapidamente possível.

Em suma, e como diz o ditado: “prevenir é melhor do que remediar”. Evite deixar elásticos e outras peças passiveis de serem ingeridas, em locais que o seu patudo possa alcançar!

Helena Ferreira

Médica veterinária de animais de companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta