Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogSaúde

O meu cão comeu chocolate, e agora?

O chocolate é tóxico para os cães porque contém teobromina. Neste artigo, fique a saber o que fazer se o seu cão comeu chocolate.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Todos os chocolates são tóxicos para os cães?

O chocolate é tóxico para os cães uma vez que contém teobromina, um constituinte do cacau. A teobromina é tóxica para os cães uma vez que eles não a conseguem metabolizar facilmente. A teobromina é uma metilxantina, tal como a cafeína, e apresenta ação diurética e vasodilatadora. Se o seu cão comeu chocolate deve preocupar-se.

A toxicidade do chocolate depende da percentagem de cacau: quanto maior a percentagem, maior a toxicidade. Isto porque quanto maior for a percentagem de cacau, maior a quantidade de teobromina.

Existem chocolates mais tóxicos que outros?

Por norma os chocolates amargos e de culinária têm um potencial tóxico maior uma vez que possuem cerca de 15-20mg teobromina por grama de chocolate. Já o chocolate de leite possui cerca de 1,5mg/g e o chocolate branco tem uma quantidade muito pequena de teobromina.

E se comeu um bolo com chocolate?

Tudo vai depender da quantidade de chocolate mo bolo, da sua quantidade em cacau e da quantidade de bolo que o cão comeu! Dependendo disso pode ser igualmente perigoso até porque outros constituintes do bolo podem também ser tóxicos.

Qual é a dose tóxica da teobromina presente no chocolate?

A dose tóxica de teobromina é cerca de 100mg/kg (peso corporal), apesar de poderem ser notórias alterações clínicas com doses a partir de 20 mg/kg (peso corporal).

A toxicidade está correlacionada com a quantidade de chocolate ingerida e com o peso do cão: cães mais pequenos apresentam um grau de intoxicação maior do que cães maiores!

 

Como devo atuar se o meu cão comeu chocolate?

Deverá contactar o Médico Veterinário e, se possível, induzir o vómito de imediato, conforme indicações médicas.

Devo levá-lo ao Médico Veterinário, mesmo após indução do vómito?

O vómito permite que haja expulsão da maior parte do chocolate ingerido, caso a ingestão tenha ocorrido nas primeiras 2 a 3 horas. Contudo, não é garantido que todo o chocolate ingerido tenha sido expulso! Pela possibilidade de haver a absorção de chocolate a nível intestinal, a consulta veterinária está sempre recomendada.

O meu cão comeu chocolate: quais os sinais clínicos apresentados por um cão com intoxicação por chocolate?

Os sinais clínicos são variados e surgem apenas algumas horas após a ingestão (12 a 24 horas). O sistema neurológico, gastrointestinal e cardíaco são os mais afetados, podendo surgir sinais como:

  • Tremores
  • Febre
  • Vómitos
  • Diarreias
  • Convulsões
  • Alterações cardíacas (arritmias).

Existe tratamento quando um cão comeu chocolate?

Não existe antídoto, mas está recomendado tratamento médico de suporte para controlar os sinais clínicos presentes e para ajudar o organismo a excretar o produto tóxico e diminuir a sua absorção nas primeiras horas. Dependendo da gravidade da intoxicação, o animal em questão pode ter que ser hospitalizado para realização de medicações e colocação a soro. Independentemente disso, a indução do vómito está sempre recomendada nas primeiras horas após ingestão.

Poderá consultar outros alimentos tóxicos para cães aqui.

O chocolate é bastante palatável para os nossos amigos de 4 patas e, como tal, não deve estar ao seu alcance. É necessário especial cuidado em épocas festivas, como a Páscoa e o Natal, em que os doces podem estar mais à vista!

Lembre-se que a dieta do seu patudo deve ser à base de  um alimento premium, com ingredientes naturais e de boa qualidade. Tudo o que for alimento “extra” deve ter a aprovação do Médico Veterinário habitual.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente