Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cão com nariz a escorrer: o que pode ser?

O nariz normal dos nossos patudos deve ser húmido e frio e, em circunstâncias normais, não deverá pingar. No entanto, diversas situações podem causar um corrimento nasal, com cor e características diferentes. Se quer saber mais sobre este tema, continue a ler!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Quais podem ser as causas?

O corrimento nasal pode ter diversas origens. As mais comuns são:

  • Rinite: Consiste na inflamação da mucosa nasal. Pode acontecer devido a uma reação alérgica a pólen ou produtos químicos, por exemplo;
  • Infeções bacterianas: Trata-se do alojamento de uma bactéria no sistema respiratório do animal, com produção de corrimento. Esta infeção tanto pode ser uma infeção respiratória superior como uma pneumonia. O corrimento nasal pode também surgir devido a problemas dentários.
  • Corpos estranhos nasais: Acontece quando um objeto se aloja no nariz do seu animal, nomeadamente, praganas, pequenas ervas, etc. Surge normalmente em apenas uma das narinas;
  • Vasculites: Consistem em alterações nos vasos da cavidade nasal que se tornam mais frágeis e acabam por sangrar. Pode estar associado a doenças sistémicas auto-imunes e a leishmaniose, por exemplo.
  • Tumores nasais ou pólipos: podem surgir nas cavidades nasais lesões benignas ou malignas que podem acabar por induzir a produção de corrimento numa ou ambas as narinas, geralmente, sanguinolento.

O tipo de corrimento também pode variar entre seroso (aspeto de água), purulento (amarelo a esverdeado, constituído por pus) e sangue, de acordo com a patologia que está na sua origem.

Como pode ser tratado?

O corrimento nasal, por si só, não nos dá grandes informações. É importante fazer alguma investigação no sentido de descobrir a origem do corrimento. Para tal, recorre-se a radiografias, análises sanguíneas, citologias e culturas bacterianas e até a rinoscopias. Identificada a causa do corrimento, o tratamento poderá incluir antibióticos, anti-inflamatórios, anti-histamínicos e até cirurgia (para remoção de corpos estranhos ou tumores).

Como se pode prevenir?

As visitas regulares ao Médico Veterinário para checkup, juntamente com vacinação e desparasitação atualizadas, são cruciais para prevenir problemas de saúde no seu cão. Além disso, uma dieta baseada em ração premium, adaptada às necessidades do seu patudo, irá conferir-lhe maior imunidade para responder da melhor forma perante doenças.

Ter cuidado e atenção durante os passeios tem ainda um papel importante no controlo da inalação de corpos estranhos.

Dada a variedade de causas e/ou doenças que podem provocar corrimento nasal, não hesite em agendar uma consulta no Médico Veterinário!

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta