Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogSaúde

Cão com nariz a escorrer: o que pode ser?

O nariz normal dos nossos patudos deve ser húmido e frio e, em circunstâncias normais, não deverá pingar. No entanto, diversas situações podem causar um corrimento nasal, com cor e características diferentes. Se quer saber mais sobre este tema, continue a ler!

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Quais podem ser as causas?

O corrimento nasal pode ter diversas origens. As mais comuns são:

  • Rinite: Consiste na inflamação da mucosa nasal. Pode acontecer devido a uma reação alérgica a pólen ou produtos químicos, por exemplo;
  • Infeções bacterianas: Trata-se do alojamento de uma bactéria no sistema respiratório do animal, com produção de corrimento. Esta infeção tanto pode ser uma infeção respiratória superior como uma pneumonia. O corrimento nasal pode também surgir devido a problemas dentários.
  • Corpos estranhos nasais: Acontece quando um objeto se aloja no nariz do seu animal, nomeadamente, praganas, pequenas ervas, etc. Surge normalmente em apenas uma das narinas;
  • Vasculites: Consistem em alterações nos vasos da cavidade nasal que se tornam mais frágeis e acabam por sangrar. Pode estar associado a doenças sistémicas auto-imunes e a leishmaniose, por exemplo.
  • Tumores nasais ou pólipos: podem surgir nas cavidades nasais lesões benignas ou malignas que podem acabar por induzir a produção de corrimento numa ou ambas as narinas, geralmente, sanguinolento.

O tipo de corrimento também pode variar entre seroso (aspeto de água), purulento (amarelo a esverdeado, constituído por pus) e sangue, de acordo com a patologia que está na sua origem.

Como pode ser tratado?

O corrimento nasal, por si só, não nos dá grandes informações. É importante fazer alguma investigação no sentido de descobrir a origem do corrimento. Para tal, recorre-se a radiografias, análises sanguíneas, citologias e culturas bacterianas e até a rinoscopias. Identificada a causa do corrimento, o tratamento poderá incluir antibióticos, anti-inflamatórios, anti-histamínicos e até cirurgia (para remoção de corpos estranhos ou tumores).

Como se pode prevenir?

As visitas regulares ao Médico Veterinário para checkup, juntamente com vacinação e desparasitação atualizadas, são cruciais para prevenir problemas de saúde no seu cão. Além disso, uma dieta baseada em ração premium, adaptada às necessidades do seu patudo, irá conferir-lhe maior imunidade para responder da melhor forma perante doenças.

Ter cuidado e atenção durante os passeios tem ainda um papel importante no controlo da inalação de corpos estranhos.

Dada a variedade de causas e/ou doenças que podem provocar corrimento nasal, não hesite em agendar uma consulta no Médico Veterinário!

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente