Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Miosite e Polimiosite em Cães

A miosite é um doença que afeta o músculo e que, por norma, é autoimune. No entanto, existem miosites infeciosas, inflamatórias ou traumáticas, sendo estas secundárias à primeira.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Miosite dos Músculos Mastigadores

A miosite dos músculos mastigadores é uma patologia, que como o nome indica, afeta os músculos mastigadores levando à sua atrofia devido a inflamação. Sendo também denominada de miosite eosinofílica. Tal acontece por haver formação de anti-corpos “anti-músculos” que têm tendência a afetar as fibras M2 desses músculos.

Esta patologia pode surgir sob a forma aguda ou crónica. Na primeira fase há desenvolvimento de febre e dor, sendo que é na fase crónica que há maior percepção do problema, pois há atrofia dos músculos mastigadores e dificuldades em comer. O tratamento passa pela administração de córticos em doses imunossupressoras.

Esta é uma doença comum em Pastores Alemães, Labradores e Golden Retriever.

Encontre aqui ração personalizada para Pastor Alemão.

Polimiosite

É, também, uma doença autoimune, mas que surge de uma forma muito mais generalizada, afetando os músculos das extremidades. Além disso, acontece muitas vezes associada a outra patologia, como por exemplo, neoplasias, doenças autoimunes ou ainda, secundária a alguma infeção vírica ou bacteriana.

Os animais demonstram debilidade em andar ou a fazer exercício físico, podendo também haver muita regurgitação devido a problemas esofágicos. Quando a polimiosite está numa fase mais avançada há atrofia muscular nas regiões afetadas.

O tratamento passa, igualmente, pela administração de doses imunossupressoras de córticos.

Caso tenha alguma dúvida sobre esta doença não hesite em entrar em contacto com o seu Médico Veterinário!

Sofia Galiza 

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta