Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Míases em cães: saiba mais sobre esta doença

As míases são comuns principalmente em animais que estão permanentemente no exterior ou que vivem na rua: venha connosco conhecer um pouco mais sobre esta patologia.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Porque surgem as míases em cães?

As míases são infestações de larvas de mosca numa lesão aberta na pele. As lesões abertas ao exterior estão expostas, podendo alguns insetos como moscas pousarem no local e depositar ovos, crescendo depois as larvas no local. As larvas vão crescer alimentando-se dos tecidos e podem migrar na pele e atingir outros órgãos. Normalmente acontecem em feridas que não estão a ser tratadas e não estão protegidas contra o ambiente. Estas zonas do corpo que trazem muita dor ao animal!

Quais podem ser os sintomas?

Nas lesões infetadas podemos notar inicialmente o mau odor e mau aspeto e, posteriormente, as pequenas larvas a percorrer o tecido, que podem ser muitas.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é simples e faz-se pela observação das larvas ou de ferida com potencial desenvolvimento destas. Se notar alguma lesão na pele do seu animal com mau odor ou mesmo as larvas na superfície, deve de imediato levar o seu animal ao médico veterinário. Deve ser feita limpeza dos tecidos com extração de todas as larvas e um tratamento antiparasitário com cobertura para este estadio. Pode ainda ser necessário tratamento com antibiótico para a ferida que está geralmente infetada.

Como prevenir o aparecimento de míases

Entre os principais fatores predisponentes ao aparecimento destas larvas estão as condições de higiene do espaço onde o cão está e as condições climatéricas. Assim, o aconselhado é eliminar os lixos e entulhos nas redondezas, permitir sempre a correta higiene, vigiar o aparecimento de lesões que podem atrair estes insetos que devem ser tratadas no imediato e utilizar uma correta desparasitação externa com boa ação repelente.

Se suspeitar de alguma ferida aberta ou contaminação com larvas em algum tecido deve levar o seu patudo imediatamente ao médico veterinário: além de ser uma situação dolorosa pode tornar-se um problema grave pondo em risco a vida do animal.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta