Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Líquido sinovial, osso e cartilagem

Ouvimos muitas vezes falar destes termos, normalmente associados às articulações. São uma importante parte do nosso corpo que permite a movimentação e a flexibilidade.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

As articulações são as zonas de junção entre os ossos e são constituídas por elementos como cartilagem, tecido sinovial, líquido sinovial, entre outros. Podem estar associadas ou não a movimentos.

  • Cartilagem: localizada nas extremidades dos ossos que constituem as articulações, protege-os dos choques, permitindo que se façam movimentos. É composta por colagénio (tecido fibroso), água e proteoglicanos (glucosamina e condroitína).
  • Líquido e tecido sinovial: os tecidos sinoviais envolvem a cápsula articular e produzem o líquido sinovial. Este líquido tem poucas proteínas e poucas células e é viscoso graças ao ácido hialurónico presente na sua composição. As suas principais funções são proteger a articulação dos atritos e nutrir a cartilagem.

O líquido sinovial pode ser recolhido e analisado quando há suspeita de patologias. Pode ser aconselhado em situações de inflamação de uma ou várias articulações com acumulação de outros sinais sistémicos como febre ou até em situações crónicas após exames como radiografia ou TC (tomografia computorizada).

A importância da alimentação com componente como os condroprotetores (glucosamina e condroitína) prende-se com o facto destes serem parte importante das articulações: previnem o desgaste da cartilagem.

Assim, é muito importante o seu patudo de alimentar com uma ração premium para cães de boa qualidade, preferencialmente que forneça ao seu patudo todos os nutrientes que necessite para uma boa saúde osteoarticular.

Os cachorros, especialmente de porte grande, necessitam de uma ração personalizada e adequada a essa etapa de vida. Pois durante o crescimento a necessidade de certos nutrientes para garantir um bom desenvolvimento das articulações e ossos é ainda maior.

A dor articular associada a inflamações agudas (artrites) ou crónicas é muito comum nos nossos cães e pode intensificar-se com a idade e em temperaturas mais baixas. Se notar que o seu cão tem algum sinal de dor ou desconforto ao andar ou a apoiar os membros no chão, deve contactar o seu médico veterinário habitual.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta