Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Dicas para limpar os ouvidos do seu cão

Os ouvidos não devem ser esquecidos no ritual de higiene do seu cão. A frequência de limpeza depende, tanto da raça como se o seu cão tem alguma predisposição para patologias auriculares, podendo ser desde uma vez por semana ou uma vez por mês.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Como limpar o ouvido do seu cão:

  • Levante e “estique” o canal auditivo.
  • Coloque a solução de limpeza no interior do canal auditivo. Caso consiga que a ponta da embalagem não contacte com o canal auditivo, melhor, pois, muitas vezes, são uma fonte de desconforto extra para o seu cão.
  • Faça uma massagem suave e com movimentos verticais durante alguns segundos. Por norma, este é o passo que os cães mais toleram e até chegam mesmo a gostar.
  • Remova o excesso de líquido com uma compressa seca.
  • Deixe que o seu cão sacuda as orelhas para que consiga remover todo o excesso de líquido, caso seja um processo de limpeza rotineiro. Caso seja um produto terapêutico evite que ele abane a cabeça, alguns minutos para que o produto faça efeito.

Outros conselhos:

  • Caso o seu cão não goste – alguns animais não gostam de realizar a limpeza dos ouvidos, podendo ficar agitados porque ou estão com dor ou porque ao realizar a limpeza causamos algum desconforto. A melhor forma de evitar estes comportamentos é, tal como a educação, introduzir este ritual o mais cedo possível para que o seu cão fique habituado. Caso já seja adulto, pode ir oferecendo snacks ou grãos da ração favorita durante e após a limpeza de modo a que o seu cão associe a limpeza a uma coisa boa.
  • Não utilize objetos inapropriados – Os ouvidos dos cães são altamente sensíveis. Ao introduzir qualquer objeto pontiagudo ou mesmo um cotonete corre o risco de danificar o interior do ouvido e magoar o seu cão.
  • Utilize apenas os produtos recomendados – no mercado existem produtos específicos para a limpeza dos ouvidos do seu cão. Uns que são para uso rotineiro próprios para remoção da cera do canal auditivo do seu cão e outros que, apenas devem ser utilizados sob prescrição do Médico Veterinário por terem associados antibióticos para tratar de otites, por exemplo. Utilize sempre o produto em doses recomendas e caso tenha alguma dúvida, esclareça-a com o seu médico veterinário.
  • Limpezas extras – sempre que o seu cão for nadar ou tome banho devem ser realizadas limpezas. A maioria das soluções de limpeza ajudam a retirar a humidade e a secar o canal auditivo, podendo assim prevenir patologias, como as otites.

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta