Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Lepicortinolo em cães

O lepicortinolo é um medicamento humano com princípio ativo usado em medicina veterinária. Sabe quando é usado lepicortinolo também em cães?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O lepicortinolo é um medicamento, sob a forma de comprimidos, cuja substância ativa é a prednisolona. Devido ao principio ativo ser indicado em tratamentos nos nossos melhores amigos pode já ter usado ou visto ser usado o lepicortinolo em cães. Mas atenção: a prednisolona existe em medicação de medicina veterinária e deve ser o primeiro a ser escolhido. Siga sempre as recomendações do seu médico veterinário.

Para que serve?

A prednisolona é o metabolito ativo da prednisona. Possui um efeito glucocorticoide predominante, sendo que, a sua atividade mineralocorticoide é muito baixa. Possui propriedades anti-inflamatórias e imunossupressoras que são utilizadas em diversas patologias.

Nos cães, a prednisolona é utilizada no tratamento de


Requer prescrição médica?

Como qualquer outro medicamento, a administração de Lepicortinolo requer a prescrição e indicação por parte do Médico-Veterinário, antes de ser utilizado.

O seu protocolo de administração e dosagem aconselhadas, variam mediante vários fatores:

  • Raça;
  • Peso;
  • Patologia presente
  • Características individuais.

Desta forma, é importante, que seja administrado apenas sobre indicação e controlo médico-veterinário.

Devo dar esta medicação com comida?

Sempre! A prednisolona deve ser dada sempre com comida na altura da refeição. A frequência de tratamento é decidida pelo seu médico veterinário. A alimentação do seu cão deve ser uma ração premium para cães e estar adaptada à sua fase de vida e características.

Quais são os efeitos secundários do lepicortinolo em cães?

Tal como outros fármacos à base de corticosteroides, acarreta vários efeitos secundários a curto e longo prazo, pelo que o seu uso deve ser comedido e vigiado.

A curto prazo:

  • Aumento da ingestão de água;
  • Apetite aumentado;
  • Produção de urina aumentada.

Estes efeitos tendem a desaparecer após a suspensão do tratamento.

A longo prazo:

  • Atrofia muscular;
  • Alterações do fígado;
  • Patologias endócrinas.

Por isso, é fundamental que cumpra com as instruções prescritas pelo Médico Veterinário.

Porque é que no final do tratamento tenho que reduzir a dose?

Ao dar prednisolona ao seu cão, as glândulas adrenais que produzem cortisol (hormona corticosteroide) vão abrandar a sua produção por estar um corticosteroide externo em circulação. Assim, é muito importante que vá reduzindo a dose aos poucos para terminar o tratamento. Isto permite que as glândulas adrenais se preparem para voltar a produzir aquele composto, essencial ao metabolismo.

Se parar o tratamento repentinamente as glândulas adrenais não estarão preparadas para produzir cortisol na quantidade necessária e a saúde do seu cão estará em risco.

Siga sempre o plano de tratamento definido pelo médico veterinário, e em caso de dúvida, contacte-o.

Posso dar lepicortinolo ao meu cão sem falar com o médico veterinário?

Nunca deve fazê-lo. Só o médico veterinário pode consultar o seu cão e decidir qual a terapia a começar.

Mesmo que tenha sobrado medicação da última vez com que tratou o seu cão, ou mesmo que tenha um amigo cujo cão fez lepicortinolo, fale sempre com o seu médico veterinário. Ao medicar o seu cão sem aconselhamento pode estar a colocar em risco a sua saúde e até a vida.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta