Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogSaúde

Até que idade posso castrar o meu cão?

Não existe uma idade limite para a castração quer de machos quer de fêmeas. Contudo, é importante ter em conta que há uma idade ótima para a castração, tendo em consideração questões de saúde e comportamento.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Em que consiste a castração dos cães?

A castração dos cães é a remoção cirúrgica dos testículos, no caso dos machos, e do útero e ovários, no caso das fêmeas.

Nas fêmeas a cirurgia é mais longa do que nos machos (pela diferença na complexidade cirúrgica). Existem várias técnicas cirúrgicas, umas mais invasivas e mais demoradas do que outras.

A partir de que idade devo castrar o meu cão?

A partir dos 6 meses idealmente, tanto nas fêmeas como nos machos. É uma cirurgia que requer anestesia geral e o risco anestésico é menor em animais mais jovens. Os cães sénior precisam de mais cuidados, não só durante a anestesia e cirurgia, mas também no período que se segue.

E até que idade deve ser feita a cirurgia?

No caso das cadelas:

  • A castração antes do 1º cio diminui significativamente a probabilidade do aparecimento de tumores de mama em idade adulta/sénior. Existe uma pequena percentagem de cadelas nas quais a castração antes do primeiro cio foi associada a incontinência urinária;
  • A castração entre o 1º cio e o 3º cio diminui igualmente o aparecimento de tumores de mama em idade adulta, contudo a percentagem de proteção é menor;
  • A partir do 3º cio a influência da castração na prevenção do aparecimento de tumores é significativamente menor, contudo a castração continua a ser aconselhada, especialmente porque evita o aparecimento de piómetra (infeções do útero) em idade adulta.

No caso dos cães:

  • A castração deve ser feita idealmente no primeiro ano de idade. Assim evita o desenvolvimento de comportamentos de marcação de território e comportamentos de agressividade e/ou excitação. Apesar de muitos deles surgirem motivados por questões hormonais, alguns cães “aprendem-nos” tornando-se um hábito.

Que cuidados devo ter com a alimentação dos cães após a castração?

Após a cirurgia, o metabolismo dos patudos sofre alterações e a probabilidade de desenvolverem excesso de peso é maior. Assim, recomenda-se a transição para uma ração adaptada a cães castrados, com menos calorias e maior teor em fibra.

É também importante controlar a quantidade de “extras” diários (regra dos 10%) e a quantidade diária de ração recomendada.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente