Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Homeopatia para cães: o que é e como funciona?

A homeopatia veterinária restabelece a saúde do animal com medicamentos naturais, preparados com plantas e minerais, diluídos em água. Leia mais aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é Homeopatia Veterinária?

A homeopatia veterinária restabelece a saúde do animal através de medicamentos naturais, preparados com plantas e minerais, diluídos em água.

Este tratamento natural estimula diretamente o sistema imunológico, agindo em unidades que compõem os elementos das células e que permitem a auto-cura pelo restabelecimento do equilíbrio.

A homeopatia pode ser utilizada para tratar qualquer problema de saúde do seu animal de estimação, e a velocidade dos resultados depende de como o organismo do cão irá reagir e do quanto precisa ser restabelecido. No caso de uma diarreia, por exemplo, a melhora é percebida logo nas primeiras doses; enquanto que o tratamento de problemas crónicos, como dermatites, é um um tratamento mais longo.

A homeopatia aplicada no homem e nos animais é bastante parecida, com a diferença de que, nos animais, o uso do álcool e do açúcar é mais restrito. Embora raramente apresentem efeitos colaterais, os medicamentos homeopáticos devem ser receitados por um Médico Veterinário. Apenas um profissional poderá diagnosticar corretamente a doença e indicar o tratamento adequado.

O tratamento é recomendado para problemas como depressão, hiperatividade, agressividade, displasia coxofemoral (displasia da anca), luxação da rótula, entre outros.

Dentre os ingredientes mais comuns e mais utilizados nos medicamentos homeopáticos estão a arnica, acónito, calêndula, camomila e outros. Estes remédios são compostos de substâncias vegetais, como as ervas; de minerais, como cálcio; e de substâncias de origem animal, como o mel ou a tinta de lula.

Cuidados

A escolha do tratamento a ser utilizado no seu cãozinho deve ser feito com o auxílio de um Médico Veterinário da sua confiança. A associação do tratamento homeopático a medicamentos alopáticos ou fitoterápicos só deve ser feita após consultar o profissional.

É importante ressaltar que, na homeopatia, a escolha do medicamento é bastante individual e, por isso, uma fórmula pode ser boa para aquele animal e não para outro com problema semelhante.

Na hora da aplicação do medicamento no seu cão também é necessário ter atenção e tomar alguns cuidados.

Alguns cuidados a seguir:

  • Não deixe o conta-gotas entrar em contacto com a boca do seu animal, pingue o medicamento na palma da sua mão ou direto na gengiva do cão.
  • Outra opção é pingar no bebedouro de água do seu animal, mas é necessário conversar sobre isso com o Médico Veterinário homeopata;
  • No caso da toma de mais de um medicamento, espere 15 minutos entre um e outro e aguarde 1h antes ou depois de alimentar o seu cão.

Sara Santos

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta