Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Hipotermia no Cão : Saiba como identificar e prevenir

A hipotermia diz respeito a uma diminuição da temperatura corporal abaixo dos 38º. Leia neste artigo mais informação sobre este assunto.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A regulação da temperatura ocorre quando os recetores localizados na periferia (pele, extremidades e tecidos subcutâneos) ou em órgãos principais (cérebro, coração e grandes vasos) detetam variações da temperatura. O controlo da temperatura é ainda conseguido através da modificação do aporte sanguíneo aos órgãos e à pele através da vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos) e vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos). O pelo e a pele também fazem parte do sistema de termorregulação.

Causas de Hipotermia

Existem causas primárias de hipotermia, tais como, mergulhar em águas geladas, passear em ambientes frios, e causas secundárias (ou seja, consequência de outro problema), nomeadamente, doenças hormonais (hipotiroidismo, hipoadrenocorticismo), doença renal e choque.

É de realçar que animais de porte pequeno, recém-nascidos e geriátricos são mais predispostos à hipotermia.

Encontre aqui a melhor ração para cão sénior.

Como identificar a Hipotermia?

Os principais sinais associados à hipotermia são tremores, apatia, extremidades e orelhas frias, postura encolhida e mucosas pálidas. Estes sintomas são comuns a outros problemas, por isso, deve medir a temperatura retal do seu patudo para se confirmar a hipotermia.

Se a temperatura estiver abaixo dos 38º graus, deve aquecer o seu patudo através de um banho com água quente, seca-lo bem com toalhas e secador, e coloca-lo numa divisão da casa em que esteja mais quente ou que consiga controlar a temperatura do ambiente. Faça-lhe uma cama quentinha com cobertores e envolva-o numa manta. Em casos mais graves, em que a temperatura se encontra abaixo dos 37º, deve recorrer ao seu Médico Veterinário.

Prevenção da Hipotermia

Como em tudo, a prevenção é o mais importante. Evite que o seu patudo nade no mar ou faça passeios muito longos no Inverno. Nesta altura do ano, é fundamental que o proteja o do frio através de roupas quentes, especialmente, no caso dos cães de pequeno porte.

Se notar que o seu patudo começa a ficar friorento, mesmo estando dentro de casa, isto é, opta por estar perto de fontes de calor, deve contatar o seu Médico Veterinário, pois poderá ser um sintoma relacionado com as doenças referidas anteriormente.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta