Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Hepatite infeciosa canina: o que é e como tratar?

A Hepatite Infeciosa Canina é uma doença viral muito contagiosa em cães, que afeta principalmente o fígado. Aprenda aqui tudo sobre ela.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é a hepatite infeciosa canina?

A Hepatite Infeciosa Canina é uma doença grave e muito contagiosa, provocada pelo adenovírus canino tipo 1 (CAV-1). Este vírus é extremamente resistente no meio ambiente e provoca necrose (morte) das células do fígado dos cães infetados. Os cachorros são mais sensíveis a esta doença, embora cães adultos também possam ser afetados.

Quais os sinais clínicos?

A Hepatite Infeciosa Canina é uma infeção que pode manifestar-se de diversas formas, podendo os seus sintomas passar despercebidos em alguns dos casos.

Consideram-se as seguintes formas da doença:

  • Subclínica: o cão pode não apresentar sintomas ou desenvolver alterações subtis. É considerada a forma leve da patologia.
  • Aguda: os patudos apresentam sinais clínicos durante 5 a 7 dias, sendo necessária intervenção médico-veterinária. Após tratamento, a maioria dos cães recupera sem sequelas.
  • Hiperaguda: é a forma mais agressiva e severa da patologia. Ocorre maioritariamente em cães jovens não vacinados e desenvolve-se muito rapidamente, impossibilitando o diagnóstico e tratamento. Ocorre colapso e morte do animal em 24 a 48 horas após início dos sintomas. Muitos tutores pensam que o seu patudo foi vítima de intoxicação.

Os animais infetados podem apresentar os seguintes sintomas:

Como se diagnostica a Hepatite Infeciosa Canina?

Dado existirem diversas formas da doença, pode nem sempre ser possível diagnosticar atempadamente a infeção. Contudo, o Médico Veterinário, através da história e do exame físico do patudo poderá suspeitar da presença da patologia. Análises de sangue são necessárias para complementar o diagnóstico e avaliar a severidade da doença.

Qual o tratamento da hepatite infeciosa canina?

Não existe tratamento específico para a doença, pelo que se aposta na terapia de suporte. Isto significa que, através de medicação, se tentam controlar os sinais clínicos. Recorre-se a fluidoterapia, antibióticos (para eliminar infeções bacterianas secundárias), anti-eméticos e até mesmo transfusões sanguíneas.

Existe forma de prevenir a doença?

Sim! A melhor forma de prevenir é através da vacinação dos cachorros e adultos.

Helena Ferreira

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta