Gravidez psicológica em cadelas: tudo o que deve saber
A gravidez psicológica ou pseudogestação provoca sinais reais de gravidez. Saiba mais sobre o assunto aqui.
Ana Matias
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
A gravidez psicológica ou pseudogestação é uma alteração que pode surgir sobretudo em cadelas não esterilizadas (inteiras). Deve-se a alterações hormonais e manifesta-se com sinais reais de gravidez, sem que as cadelas estejam efetivamente gestantes!
Como surge?
A gravidez psicológica surge até dois meses após o final do cio nas cadelas, mesmo não tendo ocorrido cópula. Nestas patudas, ocorre um distúrbio hormonal que as leva a adotar comportamentos de grávidas, podendo mesmo haver sinais no seu corpo que simulem os de uma gravidez real.
Após o aparecimento de sinais de gravidez é importante que a cadela seja avaliada pelo Médico Veterinário, de forma a descartar e/ou confirmar uma verdadeira gestação, através de ecografia ou radiografia abdominal.
Quais são os principais indícios de uma gravidez psicológica?
As cadelas com pseudo-gestação podem apresentar:
- Produção de leite (galactorreia) pelas glândulas mamárias
- Inchaço (edema) das glândulas mamárias, mesmo sem produção de leite
- Aumento do volume (inchaço) abdominal
- Comportamentos de proteção para com peluches, brinquedos (ou outros objectos)
- Possessividade com o ninho
- Redução de apetite
- Apatia e/ou depressão
- Reactividade/ Agressividade
- Uivos
Quais os cuidados a ter durante uma pseudo-gestação?
As alterações hormonais responsáveis pela pseudo-gestação das cadelas podem desencadear outros problemas de saúde como piómetra, endometrite ou mastite (inflamação da glândula mamária). É imprescindível que as cadelas com este problema sejam corretamente avaliadas e seguidas pelo seu Médico Veterinário habitual.
Durante o período de gravidez psicológica, que acaba por se resolver ao fim de algumas semanas, é importante que o tutor tenha alguns cuidados:
- Respeitar o tratamento prescrito pelo Médico Veterinário
- Impedir que a cadela lamba as glândulas mamárias, pois quando o faz estimula ainda mais a produção de leite e pode até provocar feridas locais
- Passear com a patuda ou promover um maior tempo para brincadeiras, de forma a distraí-la, evitando assim os comportamentos indesejados
Como tratar?
Após diagnóstico é importante iniciar tratamento. Por norma, há necessidade de iniciar medicação para bloquear a produção de leite (galactorreia) e desinflamar as glândulas mamárias. Controlar os comportamentos de possessividade de ninho em casa e adoção de brinquedos é também aconselhado. Peça conselhos ao seu Médico Veterinário assistente.
Como prevenir?
A esterilização das cadelas (ovariohisterectomia) é uma forma de prevenir estes episódios de gravidez psicológica e deve ser discutida com o Médico Veterinário habitual. Esta cirurgia, além de prevenir o cio e as consequentes alterações hormonais, também reduz a probabilidade de desenvolver doenças.
Ana Matias
Médica Veterinária