Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Gravidez psicológica em cadelas: tudo o que deve saber

A gravidez psicológica ou pseudogestação provoca sinais reais de gravidez. Saiba mais sobre o assunto aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A gravidez psicológica ou pseudogestação é uma alteração que pode surgir sobretudo em cadelas não esterilizadas (inteiras). Deve-se a alterações hormonais e manifesta-se com sinais reais de gravidez, sem que as cadelas estejam efetivamente gestantes!

Como surge?

A gravidez psicológica surge até dois meses após o final do cio nas cadelas, mesmo não tendo ocorrido cópula. Nestas patudas, ocorre um distúrbio hormonal que as leva a adotar comportamentos de grávidas, podendo mesmo haver sinais no seu corpo que simulem os de uma gravidez real.

Após o aparecimento de sinais de gravidez é importante que a cadela seja avaliada pelo Médico Veterinário, de forma a descartar e/ou confirmar uma verdadeira gestação, através de ecografia ou radiografia abdominal.

Quais são os principais indícios de uma gravidez psicológica?

As cadelas com pseudo-gestação podem apresentar:

  • Produção de leite (galactorreia) pelas glândulas mamárias
  • Inchaço (edema) das glândulas mamárias, mesmo sem produção de leite
  • Aumento do volume (inchaço) abdominal
  • Comportamentos de proteção para com peluches, brinquedos (ou outros objectos)
  • Possessividade com o ninho
  • Redução de apetite
  • Apatia e/ou depressão
  • Reactividade/ Agressividade
  • Uivos

Quais os cuidados a ter durante uma pseudo-gestação?

As alterações hormonais responsáveis pela pseudo-gestação das cadelas podem desencadear outros problemas de saúde como piómetra, endometrite ou mastite (inflamação da glândula mamária). É imprescindível que as cadelas com este problema sejam corretamente avaliadas e seguidas pelo seu Médico Veterinário habitual.

Durante o período de gravidez psicológica, que acaba por se resolver ao fim de algumas semanas, é importante que o tutor tenha alguns cuidados:

  • Respeitar o tratamento prescrito pelo Médico Veterinário
  • Impedir que a cadela lamba as glândulas mamárias, pois quando o faz estimula ainda mais a produção de leite e pode até provocar feridas locais
  • Passear com a patuda ou promover um maior tempo para brincadeiras, de forma a distraí-la, evitando assim os comportamentos indesejados

Como tratar?

Após diagnóstico é importante iniciar tratamento. Por norma, há necessidade de iniciar medicação para bloquear a produção de leite (galactorreia) e desinflamar as glândulas mamárias. Controlar os comportamentos de possessividade de ninho em casa e adoção de brinquedos é também aconselhado. Peça conselhos ao seu Médico Veterinário assistente.

Como prevenir?

A esterilização das cadelas (ovariohisterectomia) é uma forma de prevenir estes episódios de gravidez psicológica e deve ser discutida com o Médico Veterinário habitual. Esta cirurgia, além de prevenir o cio e as consequentes alterações hormonais, também reduz a probabilidade de desenvolver doenças.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta