Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Fístulas anais no cão: sintomas e tratamento

As fístulas anais são bastante dolorosas e podem gerar grande desconforto ao seu cão. Descubra neste artigo o que são e o que fazer.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

As fístulas anais são resultado de infeção e/ou inflamação dos sacos anais. É uma situação extremamente dolorosa para os animais que desencadeia um quadro de desconforto para o animal muito típico.

Trata-se de um problema que tem tendência a recidivar, podendo afetar uma ou ambas as glândulas.

O que são as glândulas anais?

As glândulas anais (ou sacos anais) são glândulas situadas bilateralmente no interior do ânus de cães e gatos. Produzem uma substância que fornece lubrificação para a defecação. Além disso, esta secreção é usada para marcação de território, devido ao seu odor intenso e característico.

Qual é a causa da infeção das glândulas anais?

Ainda não está totalmente esclarecida. Sabe-se que existem vários fatores de predisposição, tais como a raça, quadros de diarreia crónicos, hipersecreção glandular associada à seborreia e tónus muscular deficiente em cães obesos.

Cães de raça Pastor Alemão têm maior probabilidade de desenvolver este problema, por exemplo.

Como se manifesta a infeção?

  • Impactação dos sacos anais: caracterizada pela acumulação de líquido pastoso, ou de uma massa que sai dificilmente quando pressionamos o saco anal inflamado.
  • Saculite: inflamação, infeção da secreção glandular.
  • Abcesso: caracteriza-se pela saída de material purulento (misturado com sangue) quando o saco anal inflamado é pressionado. Nos casos mais severos, quando a infeção e inflamação são já estão avançadas, pode ocorrer fistulação, ou seja, abertura de uma ferida para o exterior através da pele em volta do ânus.

Que sinais pode apresentar um cão com fístulas anais?

Mesmo aquando da impactação, pode existir tenesmo (dificuldade a defecar), dor ou prurido (comichão) anal. Os cães podem perseguir a própria cauda e ter a zona edemaciada e vermelha. Um dos sinais típicos é o nosso patudo “arrastar” com o ânus no chão ou então lamber compulsivamente a zona.

Em caso de fistulação, pode aparecer gotejamento do liquido sero-sanguinolento pela casa.

Tratamento das fístulas anais

A terapêutica varia em função do estado da infeção.

Nos casos de impactação e de saculite será conveniente drenar o conteúdo das glândulas manualmente. Esta ação pode ser levada a cabo internamente (menos dolorosa) ou externamente. Pode-se aplicar tratamento tópico antibacteriano e anti-inflamatório. As desinfeções frequentes e a utilização de colar isabelino para evitar que o patudo lamba a zona são também essenciais para a cicatrização.

Em casos de fistulação é recomendado iniciar antibioterapia oral.

Nos casos de abcessos recorrentes, recomenda-se a extração cirúrgica dos sacos anais ou a adoção de uma dieta rica em fibra.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta