Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogSaúde

Feridas nas almofadas plantares do cão: como tratar?

As feridas nas almofadas plantares são muito frequentes nos cães, principalmente se andarem no exterior. Aprenda como tratá-las aqui.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

As almofadas plantares dos cães são as zonas das patinhas de pele escura e grossa, sem pêlo, que estão em contacto direto com o solo. Funcionam como amortecedores ao movimento e também permitem que os cães transpirem. Devido à sua grande exposição, formam-se com facilidade feridas nas almofadas plantares.

Como identificar feridas nas almofadas plantares do seu cão?

Facilmente conseguimos identificar quando os cães se magoam nas almofadas plantares. As lesões surgem como cortes, associadas a sangramento, ou como áreas edemaciadas (“inchadas”).

Nestas situações, os cães podem não querer apoiar o membro afetado, pois têm dor e desconforto.

Quais podem ser as causas de lesão na almofadinha?

As feridas mais comuns são por:

  • Descamação: em almofadas plantares mais secas, pode causar alguma dor. Nestes casos, o ideal é hidratar as almofadinhas através da colocação de cremes tópicos (Dermoscent Bio Balm® Pomada, por exemplo);
  • Abrasão: normalmente são superficiais, sangram pouco e cicatrizam rapidamente;
  • Corte: São as mais comuns – podem sangrar muito e vir a ser necessário colocar um penso por um breve período de tempo. Os cortes são frequentes em animais expostos a pisos irregulares e na natureza, como os amantes de caminhadas na floresta ou cães de caça;
  • Levantamento da superfície da almofada plantar: são lesões menos frequentes, mais extensas e convém serem avaliadas rapidamente pelo Médico Veterinário. Neste tipo de lesões, o animal evita pousar a pata no chão.

A existência de feridas de aspeto diferente, como o aparecimento de pápulas, lesões exfoliativas ou mudanças de cor da almofada, devem ser vistas pelo Médico Veterinário. Todas elas podem ser fruto de uma condição patológica, como uma pododermatite. As lesões como pápulas ou pele avermelhada na zona entre almofadas plantares podem ser comuns em raças como o Bulldog francês, que são predispostos a situações alérgicas ambientais.

Cuidados a ter de imediato:

  1. Estancar a hemorragia, fazendo compressão com gaze na zona do corte. Se a hemorragia não parar, levar o cão ao Médico Veterinário o quanto antes;
  2. Desinfetar a zona com betadine diluído em água (repetir 2x/dia);
  3. Evitar que o cão lamba a pata, colocando colar isabelino;
  4. Se o tutor tiver experiência e se a ferida for superficial, pode fazer um penso com compressas, ligadura e adesivo.

Lembre-se que, devido à dor, o seu cão pode reagir! Procure mimá-lo durante o procedimento, utilizando a técnica do reforço positivo. Recorra a biscoitos ou aos grãos da sua ração favorita para recompensá-lo.

Possíveis complicações

Caso a lesão/ferida seja extensa, para além de provocar dor, pode infetarDe forma a prevenir este tipo de complicação, é recomendado que o Médico Veterinário seja consultado.

Porque é importante a observação pelo Médico Veterinário?

A avaliação correta do tipo de ferida em questão deve ser feita por um profissional. As feridas nas almofadas plantares são dolorosas para os cães – para que se sintam mais confortáveis e para evitar a inflamação dos tecidos, normalmente o Médico Veterinário prescreve medicação anti-inflamatória/analgésica. É importante a avaliação médica também em situações em que a ferida se encontra infetada (com pus), porque pode ser necessária antibioterapia.

Posso dar medicação humana ao meu cão?

Nunca deve ser instituída medicação oral ao cão por parte do tutor sem consulta médica. A medicação humana pode ser tóxica para os cães!

Como evitar lesões deste tipo?

Por vezes é complicado evitar este tipo de lesões. Deve controlar os passeios do seu patudo. Não o leve para zonas com muito lixo (vidros e restos de materiais de obras) ou com florestação muito densa.

Daniela Leal
Médica Veterinária

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente