Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Exercícios para cães com displasia da anca

A displasia da anca é uma patologia que se caracteriza por uma má formação da anca, na qual a cabeça do fémur (osso da perna) não se liga de forma adequada ao acetábulo (anca). É uma doença que acomete cães, principalmente, de grande porte. Para ajudar no controlo de dor causada por esta patologia existem alguns exercícios que podem ser adotados com a aprovação do seu Médico Veterinário.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A displasia da anca é uma doença hereditária, comum em cães de raças grandes e que afeta a articulação coxofemoral.

Encontre aqui ração personalizada para raças grandes.

Subir e descer escadas duas vezes por dia de forma controlada

Este exercício ajuda a fortalecer os músculos das coxas, proporcionando um maior sustento à articulação.

Não deve subir um grande número de escadas de uma vez e o número destas poderá ser maior ou menor consoante a gravidade da displasia e dos sintomas do seu cão. Deve utilizar uma trela curta de forma a controlar os movimentos para que não sejam rápidos nem repentinos.

Nadar em água morna

Irá promover o desenvolvimento muscular.

Deve fazê-lo entre 5 a 20 minutos 2-4 vezes por semana, segundo as recomendações do seu Médico Veterinário, sendo aconselhado curtos períodos de exercício de forma mais frequente.

Passeio lento à trela em piso ligeiramente inclinado

Irá fortalecer os músculos das coxas.

Deverá ser realizado entre 1 a 4 vezes por dia e a duração do passeio dependerá do grau de displasia e também da tolerância do cão.

Exercício do “sentar-levantar”

Utilize o comando “senta” para o seu cão se sentar e em seguida afaste-se um ou dois passos e chame-o de forma a que ele se levante. Repita o exercício entre 5 a 10 vezes, dependendo da avaliação do seu Médico Veterinário.

Este exercício irá promover o desenvolvimento muscular das coxas.

Passeio à trela a “passo rápido”

Deve fazê-lo sempre em piso liso e durante poucos minutos (2-5 minutos).

É importante realçar que nenhum destes exercícios deve ser praticado sem a aprovação e aconselhamento do seu Médico Veterinário.

Além dos exercícios físicos moderados, os cães que sofrem de displasia de anca devem ter o seu peso controlado, com recurso a alimento com baixo teor calórico, como é o caso da ração light. O maneio alimentar é muito importante para permitir que tenham mais facilidade em realizar os exercícios!

Rita Moita Ferreira

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta