Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Esterilização ou castração: prós e contras

A esterilização ou castração dos cães consiste na remoção cirúrgica dos órgãos reprodutores. Aprenda neste artigo quais os prós e contras associados a esta cirurgia.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A esterilização ou castração são os termos comumente utilizados para definir a remoção cirúrgica dos ovários e útero, ou testículos, respetivamente.

Nas fêmeas utiliza-se com mais frequência o termo “esterilização“, enquanto que nos cães é preferível o nome de “castração”.

Devo ou não esterilizar ou castrar o meu cão?

Quais os prós?

Nas fêmeas, a esterilização previne o aparecimento de tumores mamários, condição bastante frequente em fêmeas não esterilizadas. Grande parte destes tumores têm um caráter maligno.

Conseguem evitar-se também problemas como piómetras, quistos ováricos e hiperplasias endometriais. Para além disso, a cadela deixa de ter o cio.

Nos machos, a castração previne o aparecimento de tumores testiculares e hiperplasias prostáticas.

Quais os contras?

O principal risco existente é o risco anestésico inerente à cirurgia. Está recomendada a realização de análises sanguíneas pré-cirúrgicas para verificar o estado de saúde do seu animal.

Existem alguns casos relatados de incontinência urinária em fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio.

Animais castrados têm especial tendência para engordar. Contudo, o controlo da alimentação após a castração ajuda a prevenir o aumento de peso.

Em que altura devo fazer a esterilização ou castração?

Nas fêmeas aconselha-se a esterilização logo a partir dos 6 meses. Quanto mais cedo forem esterilizadas, menores são as probabilidades de aparecimento de tumores mamários. As fêmeas não necessitam de ter o primeiro cio para serem esterilizadas. Está sim desaconselhada a esterilização durante o período do cio.

Os machos podem ser castrados igualmente a partir da mesma altura. Contudo, a castração apenas está recomendada em cães jovens caso apresentem comportamentos continuados de marcação territorial e desejo sexual.

A cirurgia é simples?

Sim. No caso das fêmeas são retirados os ovários e o útero, na cirurgia convencional, e no caso do macho são removidos os testículos. É realizada uma sutura pequena que, em média, cicatriza completamente ao fim de 10 dias.

Existe uma técnica cirúrgica mais avançada para a realização da castração das fêmeas, através de laparoscopia. A técnica cirúrgica permite uma recuperação pós-operatória mais rápida e uma cicatriz de dimensões bastante menores.

Quais os cuidados nos pré e pós-cirúrgicos?

Antes da cirurgia o único cuidado a ter é fazer jejum nas 12 horas que antecedem o procedimento.

No pós-cirúrgico convém desinfetar regularmente a zona da cicatriz e administrar as medicações aconselhadas pelo Médico Veterinário. Convém que os animais tenham colar isabelino até a cicatrização estar completa.

Quais os cuidados a ter com a alimentação após a esterilização ou castração?

Após a esterilização está recomendado que os animais façam transição para uma ração própria para animais castrados, de forma a evitar excesso de peso e obesidade, com os problemas a eles associados.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

 

Daniela Leal
Médica Veterinária Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta