Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Ehrlichia canis: o que é?

A Ehrlichia canis é uma bactéria que utiliza um tipo específico de carraças como vetor, vulgarmente conhecidas como carraças castanhas do cão. Além de ser perigosa para os cães, causa doença também nas pessoas. Descubra mais neste artigo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A Ehrlichia canis é uma bactéria que pode ser transmitida por carraças. Geralmente afeta os cães, mas pode também causar doença (erliquiose) nos humanos, sendo considerada uma zoonose.

Como é transmitida ao cão?

A sua transmissão ocorre quando a carraça infetada com Ehrlichia canis pica o cão.

Os cães infetados funcionam como hospedeiros (“reservatórios da doença”) e infectam novas carraças, quando estas os picam e deles se “alimentam”.

Quais são os sinais clínicos da infeção por Ehrlichia canis?

Esta bactéria é considerada um hemoparasita, pois vive nos vasos sanguíneos, disseminando-se pelo organismo dessa forma. Numa fase inicial da infeção, os sinais são inespecíficos: febre, perda de apetite, mucosas pálidas, perda de peso, letargia, dor articular, entre outros. Posteriormente, o cão passa por uma fase assintomática, que pode durar meses ou até mesmo anos. Os animais podem conseguir eliminar a doença ou entrar numa fase crónica, associada a hemorragias, problemas neurológicos, edemas dos membros, problemas oculares, entre outros.

Quando devo levar o meu cão ao Médico Veterinário?

Se o seu patudo apresentar algum dos sinais referidos anteriormente, deve procurar a avaliação de um Médico Veterinário. Caso tenha encontrado carraças no seu cão avise o profissional de saúde, pois irá ajudá-lo a chegar ao diagnóstico.

Como se diagnostica?

O diagnóstico pode ser feito através de várias técnicas, uma das mais utilizadas é através da detecção de anticorpos contra a Ehrlichia canis. O agente infecioso pode também ser encontrado no esfregaço sanguíneo, sendo visualizado ao microscópio.

Existe tratamento?

Sim. Este é feito com recurso a antibióticos e requer um longo período de duração. No entanto, o ideal é prevenir!

Como prevenir a infeção por Ehrlichia canis?

A melhor forma de prevenção é feita através da utilização de desparasitantes externos (coleiras ou pipetas), particularmente os que têm ação contra carraças. Devem ser utilizados todo o ano, mas com particular foco para as estações mais quentes.

Além disso, consultas médico-veterinárias regulares ajudam na deteção precoce de problemas, favorecendo o tratamento precoce e prognóstico.

A alimentação tem sempre um papel fundamental na saúde dos patudos, pois ajuda no desenvolvimento de um sistema imunitário eficiente. Privilegie uma dieta à base de ração premium, preferencialmente com ingredientes naturais, que satisfaça as necessidades do seu melhor amigo.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

É considerada uma zoonose?

Uma zoonose é uma doença que pode ser transmitida tanto ao humano como ao cão. Apesar do cão infetado com Ehrlichia canis não poder transmitir a doença diretamente ao homem, serve de reservatório para que outras carraças se possam infetar e transmitir a doença.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta