É verdade que os rafeiros têm menos doenças que os cães de raça? Porquê?
Ouve-se dizer que os cães sem raça, os chamados “rafeiros”, têm menos doenças que os de raça. Será verdade? Aprenda tudo sobre o assunto aqui.
Ana Matias
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Muitas vezes ouvimos que os cães sem raça têm menos doenças e são mais saudáveis do que os cães de raça pura. Porque será?
Os chamados “rafeiros” são cães que resultam de uma mistura de várias raças, não tendo nenhum definida ou prevalente. Essa mistura consiste num mix de genes bastante diferentes, reduzindo a probabilidade de terem doenças genéticas caraterísticas de determinada raça.
Na realidade, as doenças genéticas das raças prevalecem sempre que há cruzamento entre elementos da raça que têm essas mesmas doenças. Além disso, os cães de raça pura são muitas vezes cruzados em consanguinidade, isto é, com elementos da própria linhagem (“família”), aumentando a prevalência destas doenças. Destacam-se as displasias da anca, por exemplo nos labradores, e do cotovelo em rottweilers, as cardiopatias (doenças do coração) e as dermatites.
A verdade é que os cães rafeiros não têm menos doenças! O que acontece, é que a probabilidade de as desenvolverem é menor, devido à sua variedade de genes.
Ana Matias
Médica Veterinária