Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Desparasitação interna nos cães: tudo o que precisa saber

A desparasitação interna nos cães previne doenças graves e é fundamental para manter a sua saúde. Aprenda como deve fazê-la neste artigo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Em que consiste a desparasitação interna?

A desparasitação interna nos cães evita a infestação por parasitas, responsáveis por distúrbios gastrointestinais e doenças graves a nível cardíaco ou pulmonar.

Qual a importância da desparasitação interna nos cães?

A medicina preventiva é fundamental para manter a saúde dos nossos cães. A vacinação anual, consultas de rotina, alimentação e as desparasitações interna e externa são os pontos fortes da prevenção para doenças futuras.

Infelizmente os parasitas estão por todo o lado, sendo facilmente transmitidos entre nós e aos cães, ou só entre eles! Por isso, torna-se essencial manter o seu patudo desparasitado!

Qual o melhor desparasitante interno?

Os desparasitantes internos para cães existem na forma de comprimidos ou pastas orais. Estes medicamentos atuam sobre todas as fases de vida dos parasitas e impedem que os parasitas adultos ponham ovos.

A escolha do produto mais adequado deve ser orientada pelo Médico Veterinário habitual.

Existem vários desparasitantes internos disponíveis no mercado, quer para cachorros (Drontal® Puppy, por exemplo) quer para adultos (Zipyran®, por exemplo) .

Quando deve administrar a primeira desparasitação interna nos cães?

Mesmo quando ainda estão a mamar e antes de fazer uma ração adequada à sua idade, os cachorros podem e devem iniciar o protocolo de desparasitação interna. Os cães devem ser desparasitados pela primeira vez aos 15 dias de vida, sob orientação Médico-Veterinária. Inicialmente a desparasitação interna deve ser repetida a cada 15 dias até aos 3-4 meses de idade. Posteriormente, passa a ser mensal até aos 6 meses de vida. Após esse momento, as desparasitações internas podem ser realizadas de forma mais espaçada.

De quanto em quanto tempo deve repetir a desparasitação interna nos cães?

O Médico Veterinário é a pessoa indicada para estabelecer o melhor protocolo de desparasitação interna para o seu patudo. Podem ser feitos planos de desparasitação mais rigorosos (de 3 em 3 meses) ou menos frequentes (de 6 em 6 meses). Fêmeas gestantes devem ser desparasitadas antes do parto.

O cão fica protegido durante todo esse tempo?

Não! A desparasitação interna atua sobre os parasitas adultos que existem no momento em que é administrada. Assim, não tem efeito residual. Se houver infestação por parasitas após ter sido dado o desparasitante interno, é necessário repeti-lo!

Que doenças se previnem com a desparasitação interna?

Nos cães, a desparasitação interna regular evita que haja crescimento de parasitas adultos (Ascarídeos, Ancilostomídeos, Dipilidium caninum, Echinicoccus granulosos).

Estes parasitas são, na sua maioria, responsáveis por distúrbios gastrointestinais, podendo provocar vómitos, diarreia e comichão (prurido) na zona anal.

Podem ocorrer outros sintomas nos casos de infestação severa, como perda de peso, má condição corporal, anemia, dificuldades respiratórias e obstruções intestinais.

Por todas estas doenças, e tendo em conta que estas podem passar para nós também, é importante garantir que a desparasitação interna está em dia.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta