Dermatite das pregas nasais do Pug e do Bulldog Francês
Os Bulldog e os Pug são braquicéfalos e apresentam o focinho mais retraído em comparação com outras raças. Por esse motivo acabam por ficar com as chamadas ‘pregas de pele’, predispostas a dermatites.
Daniela Leal
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer... Descubra a comida ideal para o seu cão, desenvolvida à sua medida.
-30% para experimentar sem compromisso com o código OS30
O que é a dermatite das pregas nasais?
É uma inflamação que surge na zona das pregas, muitas vezes entre elas (na zona das dobras). A zona das pregas acaba por ter um arejamento deficiente e o contacto constante entre ambas provoca lesão e eritema (vermelhidão). Pode surgir infeção secundária com bactérias, com mau odor associado e com presença de pústulas. Em certos casos, pode estar presente prurido (comichão) na zona.
Porque é que os Bulldog e os Pug têm pregas nasais?
Graças à conformação braquicéfala, a quantidade de pele à volta da zona nasal e no focinho acaba por não ter espaço para se manter esticada, formando pregas. Para além de poderem inflamar (graças ao constante contacto entre elas e à falta de arejamento da zona), se estiverem em contacto com os olhos podem provocar úlceras de córnea.
Como evitar a dermatite das pregas?
Em casos mais graves, em que é impossível manter as pregas limpas apenas com tratamento médico preventivo, pode ter que ser realizada uma reconstrução cirúrgica, de forma a manter a pele da zona saudável.
Contudo, na maioria dos casos, a dermatite pode evitar-se através de uma limpeza regular das pregas. Deve limpar as pregas com toalhitas próprias para o efeito, diariamente ou pelo menos 2x/semana. Em casos em que a dermatite já está instalada (a pele vermelha, com ou sem infeção associada), pode ser necessária a limpeza com toalhitas antibacterianas e antifúngicas e, em casos mais graves, a toma de medicação oral para controlar a inflamação, infeção e prurido (comichão).
A alimentação pode ajudar nestes casos?
Diretamente não, porque o problema surge por uma alteração conformacional. No entanto, as rações de salmão ou óleo de salmão como suplemento podem ser uma mais valia.
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
A adição de óleo de salmão à ração pode também auxiliar nesta e noutras questões de pele, muito comuns em cães de raça Bulldog Inglês, Bulldog Francês e Pug.
Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia