Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Demência em cães: quais os sintomas e como tratar

A senilidade é um problema que também pode afectar os nossos patudos, tal como nas pessoas.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A senilidade é um problema que também pode afectar os nossos patudos, tal como nas pessoas.

O que é a demência?

A demência ocorre devido ao envelhecimento, sendo que com a idade o cérebro pode afectar a compreensão e a memória. Esta é uma situação frequente nas pessoas idosas, mas nem todos sabem que também pode afectar os nossos patudos em idade mais avançada.

Nos cães este problema de demência é chamado de síndrome de disfunção cognitiva, que já foi comparado com o alzheimer nas pessoas.


Sintomas de demência e senilidade em cães

Principalmente para quem desconhece a existência desta condição, perceber que o cão está senil pode ser difícil de identificar. No entanto, sabendo que é uma patologia que afecta os cães mais idosos, estando atento a alguns sinais subtis pode ajudar a identificar esta situação precocemente.

Tal como nas pessoas, a senilidade afecta principalmente a memória, aprendizagem e compreensão. Assim, nos cães, os sintomas mais comuns de demência são:

  • Ter comportamentos fora do habitual, como por exemplo urinar no local errado, sendo habitual fazer as necessidades no local correcto desde muito pequeno;
  • Confusão geral ou desorientação, principalmente em locais familiares;
  • Ficar muito tempo a olhar para um canto ou parede, e por vezes, até ter dificuldade em conseguir sair desse local;
  • Passar muito tempo a olhar para o “vazio” e por vezes nem reagir a estímulos ou à chamada do seu nome;
  • Não responder ao chamamento nem a outros comandos, quando era habitual fazê-lo;
  • Vocalizar sem razão aparente.


Tratamento da demência em cães

Infelizmente não existe nenhum tratamento para quando o patudo fica senil, no entanto, quando mais precocemente se diagnosticar essa condição melhor, uma vez que é possível administrar alguns suplementos que auxiliam na função cerebral.

Alguns suplementos também podem ser dados ao seu cão numa idade mais avançada, de forma a prevenir ou retardar esta situação, no entanto, esta situação deve ser sempre conversada com o seu veterinário e avaliar cada caso.

Também, caso note que o seu patudo demonstra algum dos sinais, ainda que muito ligeiros, mencionados anteriormente, deve conversar com o seu veterinário para que seja avaliado e descartar ou confirmar o diagnóstico. Dessa forma o veterinário pode recomendar a administração do suplemento mais indicado para o seu patudo.


Que cuidados devo ter com um cão com demência?

Como já vimos, não existe um tratamento para esta situação pelo que a melhor forma de lidar com esta patologia é tomando algumas medidas de forma a manter o cérebro do seu patudo o mais ativo possível e também manter o animal em segurança e confortável.

Os cuidados que deve ter, caso o seu cão esteja senil, é tentar manter ao máximo as rotinas do dia-a-dia, incentivar o cão a exercitar-se dentro dos seus limites e ensinar alguns truques. Acima de tudo, compreenda se o seu cão tiver algum comportamento fora do normal e não reagir da mesma forma, pois trata-se de um problema que o patudo não consegue controlar.

Patrícia Azevedo

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta