Para uma melhor vida, juntos

BlogSaúde

Cuidados dentários a ter com o seu cão

Os cães têm tendência para acumular tártaro uma vez que, ao contrário dos humanos, não têm uma higiene dentária regular. Para além de causar mau hálito, a acumulação de tártaro pode provocar doença periodontal. Existem cuidados dentários que podem prevenir o aparecimento destes problemas e que devem ser seguidos pelos tutores.

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Dê uma vida melhor ao seu cão

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Simular
Simular

Apesar dos cães pequenos terem uma tendência maior para acumulação de tártaro, todos os cães estão predispostos a patologia periodontal se não forem implementados cuidados de higiene.

Tipo de alimentação

A ração seca ajuda na limpeza dentária: a conformação e dureza dos croquetes ajuda na limpeza dos dentes durante a mastigação. É por isso, que também é importante adotar uma dieta com ração específica para o porte do cão. Ou seja, os grãos de ração para raças grandes devem ser maiores, pois se forem de pequeno tamanho, o cão não irá mastigar. Encontre aqui ração personalizada para raças grandes.

Os cães que fazem alimentação BARF (consulte os prós e os contras aqui) conseguem manter uma boa higiene dentária, regra geral.

Oferta de snacks para os dentes

A utilização de snacks para os dentes deve fazer parte dos cuidados de higiene. Há patudos que preferem barras próprias para os dentes e outros que gostam mais de “ossos duros de roer”.

Os snacks para higiene oral devem ser oferecidos 2 a 3 x por semana. É importante ter em atenção a administração destes snacks a cães com sensibilidade intestinal, que nem sempre toleram bem “extras” fora da ração.

Escovagem regular

A escovagem regular dos dentes é fundamental para manter a saúde oral. A escovagem ajuda na realização da limpeza mecânica dos dentes. Pode ser utilizada uma escova dos dentes própria para animais (de fácil utilização) ou então pode ser utilizada uma escova de dentes normal (desde que maleável). A pasta dentífrica deve ser própria para cães (para poder ser ingerida) e pode ser colocada na escova dos dentes ou então diretamente nos dentes (no caso de pastas que têm atuação enzimática e não necessitam de escovagem – Orozyme).

O ideal é combinar estes três métodos e realizá-los de forma regular. Nos dias em que não escova os dentes ao patudo pode utilizar apenas a pasta dentífrica (específica para ser utilizada sem escovagem) ou oferecer o snack!

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Para uma melhor vida, juntos

Descubra um mundo de nutrição à medida do seu cão, desde comida a suplementos desenvolvidos por veterinários, entregue em sua casa.

Começar agora