O que é a coronavirose canina e como tratar?
O COVID-19 trouxe bastantes dúvidas sobre a transmissão do vírus aos nossos animais, e mal se ouviu que havia coronavírus canino, ainda mais dúvidas existiram! No entanto, é preciso lembrar que esta doença nada tem a ver com a COVID-19. Mas não significa que não seja perigosa para os nossos cães. Para ficar a conhecer um bocadinho mais sobre esta doença – continue a sua leitura 😊
Ana Pinto
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
O que é o coronavírus canino?
É um vírus que provoca uma infeccção aguda e que ataca principalmente o sistema digestivo dos cães, levando a diarreias agudas. Os cachorros são mais susceptíveis do que os adultos, já que o seu sistema imunitário é mais imaturo.
Quais são os sinais mais frequentes?
A sintomatologia deste vírus é sobretudo digestiva – diarreia com sangue e muco, vómitos e perda de apetite. Mas também podem ter picos de temperatura, tremores generalizados, desidratação e prostração.
E como se trata?
Dependendo da gravidade dos sinais clínicos, a maioria das Gastro-enterites víricas precisam de internamento hospitalar, já que a grande chave do sucesso é a reposição de fluídos através do soro. O resto é tratamento de suporte sintomático – ou seja, poderão ser necessários protectores gástricos, anti-eméticos, analgésicos, imunoestimuladores, etc.
Se o seu cão tiver estes sintomas tem de ser consultado com a maior brevidade possível para não piorar o prognóstico dele… O seu Médico Veterinário saberá o melhor protocolo a aplicar 😊
Ana Pinto
Médica Veterinária de Animais de Companhia