Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

A cor das gengivas do cão significa alguma coisa?

Certamente já reparou que o seu cão tem as gengivas rosadas. Mas será que esta cor se pode alterar? E quais as causas para essa mudança? Se quer saber mais continue a ler este artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A cor normal das gengivas dos cães é rosa. Algumas raças de cães podem ter as gengivas pretas, sem qualquer problema ou alteração associados.

No entanto, existem alguns fatores que podem alterar a sua coloração normal. Devemos estar atentos!

Gengivas pálidas

Se vir a gengiva do seu cão muito clarinha ou branca não é bom sinal! Esta coloração das mucosas pode ser indicativo de uma anemia ou de uma hemorragia ativa. É um sinal de alerta que o deve fazer sempre procurar o Médico Veterinário mais próximo. No entanto, em cachorros e cães juvenis a gengiva é naturalmente mais clarinha, pelo que deve conseguir identificar a coloração normal para o seu animal, a fim de ter um ponto de comparação.

Cor das gengivas azuladas

As gengivas azuladas ou arroxeadas, conhecidas por cianose, podem ser indicativas de dificuldades respiratórias, ou seja, poderá não está a chegar sangue suficientemente oxigenado a todo o corpo. É um fator de alerta que nunca deve ser desvalorizado. Exceção a isto são as raças com as mucosas pigmentadas (ou seja, pretas), como o Chow chow ou o Shar-pei.

Cor das gengivas avermelhadas

Se vir as gengivas do seu cão com uma coloração rosa forte ou vermelho pode estar perante uma situação de gengivite e de problemas orais, que é bastante comum principalmente em raças de porte mais pequeno.

Quando os dentes do animal não estão saudáveis, a gengiva que os envolve fica inflamada e pode causar mau hálito e desconforto. Para evitar estas situações deve fazer a escovagem diariamente e manter os dentes do seu animal saudáveis. É também importante adotar uma ração adaptada ao porte dos cães, para promover a correta mastigação.

Cor das gengivas amarelada

Esta coloração é conhecida por icterícia e também fornece diversas informações. Problemas hepáticos, infeção por hemoparasitas, entre outros, podem causar uma coloração amarelada da pele e mucosas que se percebe antecipadamente nas gengivas. É também um sinal de alerta que o deve fazer procurar um Médico Veterinário assim que possível.

Agora que já sabe os sinais que as gengivas do seu patudo lhe podem dar, não se esqueça de as avaliar em qualquer situação de patologia ou mau estar do seu melhor amigo para o poder ajudar mais eficazmente!

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta