Como saber se o meu cão tem anemia?
A anemia carateriza-se por uma diminuição dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) no sangue. É uma condição que se relaciona com várias patologias. Venha descobrir os sinais de alerme!
Filipa Calejo
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Em que consiste a anemia e porque surge?
A anemia pode resultar de três processos diferentes:
- Por perda de sangue (hemorragia);
- Por destruição de eritrócitos – hemólise;
- Pela ausência de produção de eritrócitos.
Pode ser classificada como regenerativa (em que o organismo tem a capacidade para produzir novos eritrócitos), como no caso das hemorragias e hemólise, ou não regenerativa (aquelas em que o organismo não consegue produzir novos eritrócitos), como acontece em algumas doenças crónicas e em doenças medulares. De acordo com o grau, pode descrever-se como leve, moderada ou severa.
Quais as principais causas de anemia nos cães?
- Anemia hemolítica imunomediada (a principal causa de anemia nos cães);
- Trauma;
- Insuficiência renal crónica;
- Aplasia medular;
- Erliquiose;
- Babesiose;
- Neoplasias;
- Intoxicações.
Como suspeitar de uma anemia?
Os sinais clínicos variam com o grau de severidade da anemia. Mucosas pálidas (veja aqui a importância da cor das gengivas no cão) é o sinal clínico mais sugestivo em cães anémicos. Contudo, podem surgir sinais como apatia, anorexia, perda sangue na urina e/ou fezes e cansaço.
Devo levar o meu cão ao Médico Veterinário se achar que está anémico?
Sim, com a maior brevidade possível.
Como se diagnostica?
Através da recolha de sangue e realização de um hemograma. Se o hematócrito (parâmetro que indica a percentagem de eritrócitos no volume da sangue total) estiver abaixo dos valores de referência podemos concluir que animal está anémico. No entanto a anemia não é um diagnóstico primário, e portanto são necessários mais exames complementares para saber a causa primária.
Como se trata a anemia?
É fulcral o tratamento da causa primária que conduziu à anemia.
Em casos severos, quando o hematócrito é menor que 20% está indicada a transfusão de sangue (concentrado de eritrócitos).
A relação entre anemia e alimentação
A anemia nos cães não tem relação direta com a alimentação. Porém, a adopção de uma dieta premium, equilibrada nutricionalmente favorece o sistema imunitário dos cães, aumentando a sua resistência perante doenças. Encontre aqui ração personalizada para o seu cão!
Filipa Calejo
Médica Veterinária de Animais de Companhia