Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Como remover a ferrugem dos olhos do Bichon Maltês

Apareceu uma mancha castanha nos olhos do seu Bichon Maltês? Aprenda como remover a ferrugem dos olhos do Bichon Maltês!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Já deve ter reparado que muitas vezes o seu Bichon Maltês aparece com o canto medial do olho ou mesmo a sobrancelha ventral de cor castanha, tipo ferrugem. Essa “ferrugem”, rotineiramente chamada, tem o nome de lágrima ácida ou cromodacriorreia. Como remover a “ferrugem” dos olhos do Bichon Maltês?

A presença da lágrima em si não tem perigo, no entanto, pode ser sinal de problemas mais graves. O que deixa a lágrima com essa coloração é a presença de porfirinas, as quais apresentam ferro na sua composição, por isso a coloração castanha das manchas. Existem várias raças predispostas a acontecer este problema como o Bichon Maltês e sendo ele branco nota-se com mais frequência.

Causas

O excesso de lágrima aparece pois existe uma maior produção de lágrima ou pela saída maior de lágrimas do canal lacrimal. Estas são algumas das causas: 

  • Epífora: obstrução do ducto lacrimal
  • Excesso de pêlos na região ocular
  • Pálpebras mal-posicionadas
  • Excesso de produção de lágrima
  • Alteração na anatomia do canal lacrimal
  • Alimentação 
  • Problemas alérgicos
  • Raça/Genética

Sempre que o seu animal apresenta este problema é necessário descartar problemas patológicos que possam levar à maior produção de lágrima, por isso, o melhor será sempre consultar o seu médico veterinário. 

Deve sempre dar-lhe uma alimentação cuidada e completa que ajude a prevenir o aparecimento desta ferrugem, principalmente em raças predispostas como o Bichon Maltês.

Quais os produtos para ajudar a remover

Existem vários remédios caseiros como limpeza com vinagre que torna o pH alcalino das lágrimas para ácido, no entanto, existem produtos licenciados para utilizar como o Ocryl ou o Artero Pretty eyes que são mais aconselhados.

Como aplicar os produtos e limpar os olhos

Comece por lavar ao redor dos olhos do seu cão com soro fisiológico. Depois, esfregue suavemente uma pequena quantidade dos produtos na pele molhada com uma compressa. Use um movimento circular suave para aplicar nas manchas de lágrima.

Penteie o pêlo manchado de lágrimas com uma escova. Com cuidado, retire qualquer remela presa na pele e escove-a dos olhos e do pêlo.

Todos estes passos devem ser efectuados diariamente para uma actuação com mais eficácia. Não desespere quando a “ferrugem” não sai logo com a primeira lavagem, é um processo que pode demorar tempo e mesmo depois de ter voltado ao normal deve continuar a limpar para que não volte a acontecer.

Filipa Pinheiro

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta