Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Como pode tratar uma ferida do seu cão?

Os cães são naturalmente brincalhões e exploradores do meio que os rodeia. Por isso, podem magoar-se com facilidade. Aprenda neste artigo como pode tratar uma ferida no seu cão.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Este artigo sugere como tratar uma ferida do seu cão em casa. Contudo, realça-se que a ida ao Médico Veterinário é essencial, devendo ser efetuado o tratamento em casa, apenas como uma primeira abordagem, em caso de impossibilidade de deslocação imediata ao médico.

A profundidade da lesão, bem como a sua extensão podem gerar a necessidade de um tratamento diferenciado.

Antes de tocar

Lembre-se que as feridas doem. Embora um adulto saiba que não pode mexer e reagir, uma criança tenderá a chorar e espernear, especialmente quando tratamos a ferida. O mesmo acontece com os cães. Alguns cães, mesmo os mais dóceis, podem transformar-se em verdadeiras feras com a dor. É importante que tenha sempre alguém que o ajude a conter o animal, antes de examinar a ferida. Poderá ser necessária a utilização de um açaime.

O que não usar para tratar uma ferida do seu cão

Embora seja muito utilizada em medicina humana, a Povidona Iodada (Betadine®), provoca a necrose dos tecidos, podendo atrasar a cicatrização. Se utilizada, deve ser previamente diluída a 10%. 

O Peróxido de Hidrogénio (água oxigenada) é ótimo para parar o sangramento de feridas. Contudo, a sua utilização deve ser muito ponderada, dado levar também ele à necrose dos tecidos e atrasar a cicatrização.

Álcool é proibido! Recorde-se que a ferida por si só, já é o suficiente para alterar a tranquilidade do seu animal, podendo causar-lhe alguma agressividade pela dor. Não deverá, por isso, utilizar algo que possa causar-lhe ainda mais desconforto.

O que não utilizar para tratar uma ferida do seu cão sem indicação médico-veterinária

  • Antibióticos 
  • Analgésicos 
  • Anti-inflamatórios

Material autorizado para tratar uma ferida do seu cão

  • Água
  • Soro fisiológico
  • Sabão
  • Pano seco e limpo – idealmente compressas
  • Caso opte por utilizar um desinfetante, opte pela clorohexidina, mas diluída a 2%

Como tratar uma ferida do seu cão?

Realça-se que os seguintes passos são para o tratamento de feridas “comuns” como o equivalente a um joelho raspado ou um corte de superfície. Perante uma queimadura, o tratamento será distinto.

Primeiro passo: contenção

Conter o patudo e examinar cuidadosamente a ferida. A contenção poderá ser necessária para o restante tratamento. Caso seja um cão de porte grande, pode ser necessário mais do que uma pessoa para o conter.

Segundo passo: lavagem adequada

Deverá começar por lavar a ferida com água abundante, por forma a retirar qualquer sujidade que possa existir.

Uma segunda lavagem com soro fisiológico é ideal. Caso não tenha à mão o soro fisiológico, poderá utilizar 1L de água engarrafada/fervida, adicionando-lhe 1 colher de café de sal (3,5 gramas). A solução salina tem propriedades antibacterianas, sendo útil para limpar a contaminação da ferida. É essencial que use a solução salina à temperatura ambiente. O calor leva à proliferação bacteriana.

Terceiro passo: desinfeção

Pode utilizar clorexidina, desde que devidamente diluída, como desinfetante de eleição. A utilização deverá ser semelhante ao uso do soro fisiológico descrito anteriormente.

Quarto passo: secar a ferida

Após a desinfeção, deverá secar a ferida. Para isso, recomenda-se o uso de compressas esterilizadas. Caso não as tenha consigo, poderá utilizar compressas normais ou mesmo um pano lavado e seco.

Quais os cuidados extras?

Embora seja referido frequentemente que a saliva dos cães trata as feridas, deve evitar que o seu cão lamba a ferida, especialmente depois de lavada. Mesmo a saliva tendo capacidades antibacterianas, devido à sua composição química, a sujidade da boca poderá provocar infeção da ferida.

O colar isabelino, comumente chamado “funil” poderá ser obrigatório!

E se a ferida estiver a sangrar bastante?

No caso de feridas abertas com sangramento ativo, deverá comprimir a zona com a ajuda de um pano, para diminuir o sangramento. Dirija-se de imediato ao Médico Veterinário mais próximo.

E se for uma queimadura?

Nas queimaduras, o tratamento inicial passa por expor a área afetada a água fresca corrente, durante algum tempo. Posteriormente recomenda-se aplicar panos embebidos em água fresca. Note-se que os panos devem gerar pouco pó e não terem fibras soltas. Deverá também dirigir-se ao Médico Veterinário o mais rápido possível.

O tratamento em casa não é suficiente, na maioria das vezes, exceto em pequenas feridas e superficiais. Contudo, se corretamente aplicado, poderá ser essencial no tratamento da ferida.

Ana Matias

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta