Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Com que idade as orelhas do Pastor Alemão ficam em pé?

As orelhas pontiagudas são um atributo que os identifica! Descubra aqui com idade as orelhas do Pastor Alemão ficam de pé.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O Pastor Alemão, é uma das raças favoritas dos portugueses. São conhecidos pela sua lealdade, inteligência e pelas suas orelhas eretas e pontiagudas.

Quando nascem, os cachorros, ainda não têm o ouvido externo e pavilhão auricular completamente desenvolvido.

O que é o pavilhão auricular?

É uma estrutura móvel que roda no seu eixo vertical através dos músculos da  orelha. Permite  localizar  e  recolher  ondas  sonoras,  transmitindo-as  à membrana  timpânica.  É  composto  por  uma  lâmina  de  cartilagem  elástica – a  cartilagem auricular.  Esta  é  revestida  por  pele  de  ambos  os  lados.

Numa fase muito inicial do crescimento, a cartilagem da orelha do Pastor Alemão não é forte o suficiente para suportar o peso das suas orelhas grandes. Mas, à medida que crescem e se mantiverem uma alimentação adequada e ajustada às suas necessidades, desenvolvem cartilagem mais forte. Este processo dura cerca de 20 semanas.

Quando os cachorros terminam a fase de dentição, começa a ser visível o posicionamento das orelhas: deitadas ou eretas. É comum vermos as orelhas a assumir a posição ereta quando os chamamos ou estão muito felizes, e voltarem a ficar caídas, logo de seguida.

Em alguns cães, o processo demorará mais do que as 20 semanas.

No entanto, cada cachorro, mesmo que da mesma ninhada, tem um desenvolvimento ligeiramente diferente.

A partir dos 8, 9 meses de idade, a maioria dos casos assume a sua forma permanente.

Com que idade ficam em pé as orelhas de um Pastor Alemão?

As orelhas do patudo devem começar a adotar a posição vertical após os 5 meses de idade. Ficam permanentemente “em pé” a partir dos 8-9 meses.

Helena Ferreira

Médica veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta