Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogSaúde

Com que frequência devo desparasitar o meu cão?

Desparasitação interna, desparasitação externa…. Para que este assunto fique claro e para que o seu patudo viva livre de parasitas, leia este artigo até ao fim.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Qual a diferença entre desparasitação interna e externa?

A desparasitação interna diz respeito a um fármaco que atua sobre endoparasitas (vivem no interior do animal), como por exemplo, as lombrigas. Por outro lado, a desparasitação externa está relacionada com um fármaco que atua sobre ectoparasitas (vivem no exterior do animal), tais como pulgas, carraças e ácaros.

Esquema de desparasitação interna

Os cachorros pequenos devem ser desparasitados pela primeira vez aos 15 dias de vida. Inicialmente, a desparasitação interna deve ser repetida de 15 em 15 dias até aos 3 meses de idade. A partir daí, deve ser mensal até aos 6 meses de idade.

Em cães adultos, o protocolo de desparasitação interna deve ser adequado ao estilo de vida do animal (indoor vs outdoor), havendo protocolos mais rigorosos (a cada 3 meses) e outros nos quais a desparasitação é feita menos frequentemente (a cada 6 meses).

É importante realçar o facto de que a desparasitação interna não tem efeito residual, ou seja, se houver colonização de parasitas depois da desparasitação ter sido realizada, o animal ficará parasitado e será necessário repeti-la.

A desparasitação interna pode ser feita através de comprimidos ou spot on, tendo sempre que ser adequados ao peso e idade do animal.

Esquema de desparasitação externa

Relativamente à desparasitação externa, recomenda-se que a primeira seja feita a partir do primeiro mês de vida. Se for necessário realizar a desparasitação externa a animais mais jovens, devem ser utilizados sprays adequados para isso.

A frequência com que deve ser realizada, vai depender depende do produto que utilizar. Existem atualmente no mercado opções que duram 4 semanas (spot on, comprimido), 12 semanas (comprimido), 16 semanas (coleira) e até 8 meses (coleira). Deve aconselhar-se junto do seu Médico Veterinário relativamente a qual o produto mais indicado para o seu patudo.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente