Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Colite Nervosa em Cães

O stress é das palavras de ordem do nosso dia, e tem também consequências na saúde canina. Leia este artigo para ficar a saber mais sobre a colite nervosa nos cães.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é o colon?

O colon é a porção final do intestino, vulgarmente denominada de intestino grosso. É no colon que se absorve grande parte da água resultante do processo de digestão, por isso, se houver alterações no funcionamento deste órgão, as fezes terão maior teor de água do que o que seria normal, resultando em diarreia. A colite diz respeito à inflamação deste órgão, e é das principais causas de diarreia nos cães.

Quais são os sintomas de colite?

  • Aumento da frequência de defecação (sensação de urgência que pode levar os patudos a defecar em zonas onde habitualmente não fariam)
  • Tenesmo (dificuldade em defecar)
  • Hematoquezia (presença de sangue vivo nas fezes)
  • Muco fecal

Como saber se o meu patudo tem colite nervosa?

A colite nervosa está bem descrita nos seres humanos e há vários estudos sobre esta patologia. No caso dos nossos patudos, a evidência científica é mais escassa, mas há vários relatos de situações em que a diarreia se manifestou associada a uma mudança da rotina do cão, como por exemplo, ficar alojado num hotel canino ou a ausência dos tutores. Nestes casos, os sintomas de colite são semelhantes a colites com outras origens (parasitária, gastrointestinal), sendo o contexto em que aconteceu fundamental para um diagnóstico presuntivo.

O que devo fazer nesses casos?

A boa notícia é que geralmente os sintomas de colite nervosa são passageiros, demorando, em média, 3 dias a desaparecer. Para além de ser importante mimar o patudo e dar-lhe o maior conforto possível, é imprescindível adequar a alimentação, que deve ser de fácil digestão e com redução do teor de gordura. Atualmente, existem no mercado dietas específicas formuladas para este tipo de situações que promovem a saúde do trato gastrointestinal e contêm ainda ingredientes que vão permitir uma redução do stress nos cães.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta