Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Quando começa o cio de uma cadela Yorkshire?

Quando começa o cio de uma Yorkshire? E quanto tempo dura? São dúvidas dos amantes da raça. Aprenda aqui mais sobre o assunto.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Muitos tutores questionam-se sobre quando começa o cio de uma cadela Yorkshire.

As Yorkshire, são cadelas muito pequeninas e bastante criteriosas com a sua higiene, pelo que o cio pode passar despercebido! Vamos então esclarecer tudo sobre o assunto!

O que é o cio das cadelas? 

cio nas cadelas é uma fase do seu ciclo sexual, na qual surge corrimento vaginal sanguinolento. É conhecido por ser o “período menstrual”.

Quando começa o cio de uma cadela Yorkshire? 

Em média, o primeiro cio das cadelas surge entre os 6 e os 24 meses de idade. Contudo, nas raças pequenas, pode aparecer numa idade mais precoce.

Assim, o primeiro cio nas cadelas Yorkshire, é comum entre os 5 e os 6 meses de idade! 

Por vezes, o primeiro cio pode passar despercebido ao tutor, chamando-se assim um cio “silencioso”.

Esta situação ocorre frequentemente no primeiros cio, não havendo corrimento associado, mas as cadelas são férteis na mesma. Podem, portanto, engravidar se cruzarem com um macho!

Como identificar se a minha cadela está em cio? 

Ocorrem alterações durante o cio fáceis de identificar pelos tutores: a vulva aumenta de tamanho e surge corrimento sanguinolento. Algumas cadelas têm alterações comportamentais, podendo ficar mais carentes ou mal humoradas. 

Qual a frequência do cio de uma cadela Yorkshire?  

Normalmente o cio nas Yorkshire surge cada 6 meses. 

Quanto tempo dura o cio nas Yorkshire? 

Pode durar desde 8 dias a 21 dias. 

As cadelas Yorkshire têm menopausa?

Não! Segundo o PetMD, nenhuma cadela entra na menopausa, mas podem ocorrer alterações na frequência e intensidade dos cios à medida que envelhecem. Isto significa que as patudas ainda são férteis e podem engravidar!

Se a sua patuda não apresenta sinais de cio há algum tempo deve fazer um check-up com o Médico Veterinário para perceber se não existe alguma doença, como a piómetra.

Esclareça as suas dúvidas relativamente a saúde e alimentação com os nossos veterinários e experimente personalizar s ração para o seu cão aqui.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta