Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cetoconazol para cães

As infeções fúngicas podem surgir nos nossos animais e existem alguns fármacos que são frequentemente usados no seu tratamento. Venha connosco conhecer um pouco mais sobre um deles.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é Cetoconazol para cães?

O cetoconazol é um fármaco anti fúngico que existe para cães na forma oral e em shampoo.

Para que serve?

O cetoconazol é um princípio ativo que pode ser usado em casos de infeções fúngicas em cães. As principais causas destas infeções em cães são o Microsporum cannis e Microsporum gypseaum mas, o cetoconazol tem ainda uma função contra leveduras como Malassezia spp.

Como pode ser administrado?

As principais formas disponíveis no mercado são em comprimidos e em shampoo. O cetoconazol deve apenas ser usado quando prescrito por um médico veterinário que viu o animal, fez exames complementares e se decidiu por esse tratamento.

Principais advertências

Como os antifúngicos em geral, o cetoconazol pode trazer alguma toxicidade para o fígado pelo que podem surgir alguns sinais após iniciar a medicação oral como vómitos e perda de apetite. Se algum destes sinais surgir durante o tratamento, informe imediatamente o médico veterinário que acompanha o caso. O Cetoconazol pode ainda ser teratogénico, isto é, não deve ser administrado em cadelas gestantes uma vez que pode induzir mal formações nos fetos.

Quer o tratamento com shampoo quer oral carece sempre de indicação médico veterinária adequada a cada animal. Se suspeitar de algum problema dermatológico no seu melhor amigo agende de imediato consulta com o médico veterinário habitual.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta