Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão tem caspa: o que fazer?

À semelhança das pessoas, também os cães podem ter caspa. A caspa caracteriza-se por descamação da pele e é comumente denominada de seborreia. Porque é que os cães ganham caspa?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Porque é que os cães têm caspa?

Nem todos os cães têm caspa! A caspa surge quando a pele está seca ou não está suficientemente nutrida, mesmo sem haver um problema cutâneo. Contudo, a caspa recorrente pode ser motivada por problemas de pele. Qualquer problema de pele pode provocar seborreia! Se o seu cão tem caspa descubra o que pode fazer.

Como saber se o seu patudo tem caspa?

Em cães de pelo escuro é fácil de perceber: nota-se uma descamação branca (com origem na pele), que contrasta com a cor escura do pelo. Normalmente o pelo encontra-se baço e sem brilho. Em cães com pelo mais claro é necessário observar a pele na zona dorso-causal (perto do rabo), levantando o pelo.

Como diminuir a caspa?

  • Banhos com champô próprio – podem ser utilizados champôs hidratantes de uso frequente ou então champôs veterinários para seborreia. Os banhos devem ser espaçados de um mês, sendo que em cães com problemas de pele os banhos podem ser recomendados com uma frequência maior.
  • Escovagens regulares – devem ser feitas com escovas que não sejam agressivas, sendo que a frequência é variável consoante o tipo de pelo do animal.
  • Uma boa alimentação – idealmente deve ser fornecida uma alimentação de boa qualidade, que aporte os nutrientes essenciais e que, se possível, forneça um aporte extra de ácidos gordos ómega. As rações de salmão costumam ser uma ótima opção! Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
  • Suplementação extra com óleo de salmão – a suplementação extra da ração com óleo de salmão ajuda a hidratar a pele, graças ao aporte de ácidos gordos ómega 3 (DHA e EPA) e ómega 6.
  • Desparasitação externa sempre em dia – é importante que o patudo esteja protegido contra parasitas externos, nomeadamente contra as pulgas. Pode escolher desparasitá-lo com pipeta, coleira ou comprimido.

Quando devo ir ao veterinário numa situação de caspa?

Se existirem feridas, lesões ou comichão é necessário que a pele seja vista presencialmente em consulta. Alergias, infeções bacterianas/fúngicas, presença de cheyletiella (ácaro), défices nutricionais, bem como doenças como dermatite seborreica e ictiose podem estar por detrás da seborreia intensa e crónica.

Mesmo não existindo feridas, lesões ou comichão, se a seborreia persistir há vários dias deve consultar o médico veterinário.

Como diagnosticar um possível problema de pele?

O diagnóstico de alterações patológicas deve ser feito através da análise microscópica do pelo e da pele (citologia, raspagem de pele, etc.) e análise macroscópica de lesões na pele. Como tal, deve levar o patudo à consulta veterinária.

Se houver alguma alteração cutânea diagnosticada, pode ter que ser introduzida medicação própria para o problema em questão.

Apesar de ser possível ser um sinal temporário, a caspa pode ser sinal de dermatite ou até patologia sistémica! Se o seu cão tem caspa deve falar com o seu médico veterinário para saber o que fazer.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta