Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Será que o meu cão faz xixi a mais?

Já reparou que o seu cão faz xixi a mais? A quantidade de água que o seu cão bebe, tal como a quantidade que faz xixi, são parâmetros importantes que podem indicar a presença de doenças.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A quantidade de urina que o seu cão produz, tal como a quantidade de água que consume por dia, são indicadores importantes que podem sugerir a presença de doenças. Se o seu cão faz xixi a mais chamamos de poliúria, enquanto que polidipsia se refere ao aumento do consumo de água. Na maioria dos casos, estão intimamente relacionadas.

Como perceber se o meu cão faz xixi a mais?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma urina normal deve ser amarela e não transparente. Caso perceba que o seu animal faz uma urina muito clara e em grande quantidade, deverá sempre consultar o seu Médico Veterinário assistente. Esta é uma das primeiras pistas que pode indicar um aumento do consumo de água associado a poliúria.

Qual a quantidade normal de urina?

Os hábitos de micção são diferentes consoante a fase de vida do animal. Quando falamos de cachorros, temos de ter em consideração que eles urinam com mais frequência do que um cão adulto. Este facto é motivo de alerta para os tutores, principalmente quando ainda não podem ir à rua, e fazem no tapete absorvente. Regra geral, fazem-no principalmente após as refeições, quando acordam de uma sesta e no fim de brincadeiras mais intensas. O número de vezes que urinam e a quantidade é variável, sendo o mais comum de 3 em 3 horas.

Quando pensamos em cães adultos, este comportamento já é um pouco diferente. A maioria dos animais consegue aguentar um maior número de horas e muitos deles conseguem urinar apenas no passeio da manhã e da tarde. Machos ou fêmeas inteiros (não castrados) tendem a urinar gradualmente, de forma a marcar território.

Como saber se o meu cão bebe mais água do que o normal

Quase sempre associado a um aumento da produção de urina, está também um aumento da ingestão de água (seja para compensar o aumento da produção de urina, seja a causa pela qual o animal começou a urinar mais). Uma forma muito simples de perceber se o seu animal está a beber demasiada água, será medir a quantidade diária. Um animal saudável não poderá beber mais de 100mL por dia por kilograma de peso corporal, ou seja, um cão de 10kg, não pode beber mais de 1L de água por dia.

Quais as causas para o meu cão fazer xixi a mais

Existem muitas causas possíveis. Destacamos:

Qual o tratamento?

O tratamento depende da causa que está a provocar o aumento da produção de urina. É fundamental estar atento, para que o diagnóstico seja precoce e se consiga instituir a terapêutica correta rapidamente.

Como prevenir?

A realização de consultas de rotina, bem como checkups, é uma mais-valia na detecção precoce de doenças. Durante estas avaliações, o animal é observado pelo profissional de saúde e pode fazer exames como ecografia abdominal, análises sanguíneas ou de urina, importantes para diagnóstico de variadas patologias.

Além disto, a alimentação tem um papel relevante no bem-estar e saúde animal. Procure adotar uma dieta completa e de boa qualidade, que forneça todos os nutrientes necessários ao seu patudo.

Ana Matias

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta