O meu cão tem excesso de remela. Poderá ter alguma doença?
Está preocupado com as remelas que por vezes o seu patudo apresenta? Leia este artigo para perceber se há razão para alarme.
Sara Alves
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
O que são remelas?
Tal como no ser humano, as remelas resultam de uma acumulação de lágrimas que secaram, juntamente com outros detritos. É natural que note a presença de remelas de manhã porque a a sua acumulação é mais propícia durante a noite. Estas remelas devem ser facilmente limpas com uma compressa e soro fisiológico.
Pode ser um sinal de alarme, se verificar a presença de remelas várias vezes ao longo do dia, principalmente, se forem acompanhadas de outros sintomas como desconforto ou comichão ocular.
Quais são as principais causas?
- Conjuntivite
Diz respeito a uma inflamação da conjuntiva que é a camada que contacta com o globo ocular, que está por dentro das pálpebras.
- Queratoconjuntivite seca (KCS)
A KCS é uma doença inflamatória que leva a uma diminuição da produção de lágrimas devido à destruição imunomediada das glândulas lacrimais. Existem raças predispostas, nomeadamente, Cavalier King Charles, Bulldog Inglês, Shi Tzu, West Highland Terrier, entre outros.
- Alergias
As alergias podem manifestar-se de várias formas, e, uma delas, é através do aumento do corrimento ocular.
- Lágrimas Ácidas
Leia tudo sobre lágrimas acidas neste artigo.
Tem tratamento?
Em primeiro lugar, é fundamental determinar a causa do aumento da remela no seu patudo. Para isso, uma consulta com o médico veterinário será imprescindível. Pode ser necessária a realização de alguns testes para se obter um diagnóstico definitivo. Após se averiguar a causa, o médico veterinário irá decidir qual o melhor tratamento que poderá passar pela colocação de colírios, limpeza ocular com produtos específicos ou até mesmo mudança da alimentação.
Sara Alves
Médica Veterinária de Animais de Companhia