Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão tem excesso de remela. Poderá ter alguma doença?

Está preocupado com as remelas que por vezes o seu patudo apresenta? Leia este artigo para perceber se há razão para alarme.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que são remelas?

Tal como no ser humano, as remelas resultam de uma acumulação de lágrimas que secaram, juntamente com outros detritos. É natural que note a presença de remelas de manhã porque a a sua acumulação é mais propícia durante a noite. Estas remelas devem ser facilmente limpas com uma compressa e soro fisiológico.

Pode ser um sinal de alarme, se verificar a presença de remelas várias vezes ao longo do dia, principalmente, se forem acompanhadas de outros sintomas como desconforto ou comichão ocular.

Quais são as principais causas?

  • Conjuntivite

Diz respeito a uma inflamação da conjuntiva que é a camada que contacta com o globo ocular, que está por dentro das pálpebras.

  • Queratoconjuntivite seca (KCS)

A KCS é uma doença inflamatória que leva a uma diminuição da produção de lágrimas devido à destruição imunomediada das glândulas lacrimais. Existem raças predispostas, nomeadamente, Cavalier King Charles, Bulldog Inglês, Shi Tzu, West Highland Terrier, entre outros.

  • Alergias

As alergias podem manifestar-se de várias formas, e, uma delas, é através do aumento do corrimento ocular.

  • Lágrimas Ácidas

Leia tudo sobre lágrimas acidas neste artigo.

Tem tratamento?

Em primeiro lugar, é fundamental determinar a causa do aumento da remela no seu patudo. Para isso, uma consulta com o médico veterinário será imprescindível. Pode ser necessária a realização de alguns testes para se obter um diagnóstico definitivo. Após se averiguar a causa, o médico veterinário irá decidir qual o melhor tratamento que poderá passar pela colocação de colírios, limpeza ocular com produtos específicos ou até mesmo mudança da alimentação.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta