Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Que cuidados devo ter após a esterilização do meu cão?

A esterilização é uma cirurgia eletiva com inúmeras vantagens em cães e cadelas. Embora de fácil recuperação, requer alguns cuidados, leia quais aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é esterilização e/ou castração?

A esterilização é um procedimento cirúrgico comum e de rotina, onde os órgãos reprodutores do seu cão são removidos. Nos machos envolve a remoção dos testículos e nas fêmeas a remoção dos ovários e, na grande maioria das vezes, também do útero. Orquiectomia e ovariohisterectomia são os termos que designam estes procedimentos, respetivamente.

O que é o pós-operatório?

O pós-operatório corresponde ao período imediatamente após a cirurgia até recuperação total e cicatrização da pele e tecidos. Os cuidados das feridas pós-operatórias envolvem a limpeza, proteção e controlo da pele, sendo o seu objetivo evitar a ocorrência de complicações e permitir a cicatrização rápida da ferida.

Na maioria dos casos, com um cuidado adequado, as incisões cirúrgicas cicatrizam completamente no espaço aproximado de 2 semanas.

Quais os cuidados a ter após a esterilização/castração?

Em casa, se o seu patudo foi esterilizado deve ter alguns cuidados.

Além da medicação prescrita pelo seu Médico Veterinário, aquando da alta médica, deve:

  • Evitar esforços e corridas nos primeiros 2-4 dias
  • Manter a sutura e os pontos limpos e secos (evitar passear por sítios onde possa molhar ou sujar a sutura)
  • Evitar que o seu patudo lamba ou roa os pontos e/ou a sutura, pode ser necessário um colar isabelino
  • Desinfetar a zona da incisão:  idealmente a desinfeção deve ser realizada com soro fisiológico seguido de uma solução antisséptica tal como solução iodada ou clorexidina. Gaze ou compressas estéreis são sempre preferíveis a algodão, pois este pode deixar partículas agarradas aos pontos de sutura ou aos tecidos.
  • Após as fases iniciais da cicatrização e a retirada dos pontos pelo seu Médico Veterinário algumas soluções cutâneas como pomadas cicatrizantes podem ajudar a manter a hidratação e a evitar a formação de cicatrizes mais exuberantes.

É necessário mudar a alimentação dos cães esterilizados/castrados?

Sim! Na realidade, a alimentação requer também alguma atenção após estes procedimentos cirúrgicos!

Depois do seu cão ser esterilizado/castrado existe uma tendência para aumento de peso, devido à diminuição do metabolismo que está relacionado com as hormonas. 

Assim, patudos castrados devem comer ração para cães esterilizados, que são, normalmente, rações menos calóricas. Uma alternativa poderá ser a ração light para cães.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Em suma, com alguns cuidados e muito carinho, a recuperação do seu patudo é facilmente atingida, e livre de complicações 🙂

Helena Ferreira

Médica veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta