Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cão com febre: o que fazer para o ajudar

O seu patudo já teve episódios de febre e não sabia o que fazer? Então este artigo é para si!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que significa “febre”?

A febre consiste no aumento da temperatura corporal, acima do limite normal. Este aumento não é induzido por fontes de calor externas, ao contrário dos casos de hipertermia. Geralmente, há uma patologia responsável pelos episódios febris.

Qual a temperatura normal do cão?

A temperatura normal dos nossos cães é de 38-39º. Em situações de stress ou dias mais quentes, pode subir até aos 39,5º. Isto explica o facto de ter sempre uma sensação de calor quando toca no seu patudo, já que a nossa temperatura é inferior à deles.

Como saber se o cão está com febre?

Ao tocar no seu animal de companhia pode aperceber-se logo de que este está mais quente que o habitual. Além disso, a presença de um nariz seco e quente, pode ser também um dos sinais. É muito frequente ainda que um cão com febre se encontre mais apático e pode até perder o apetite. No entanto, a única forma de ter a certeza é através da medição da temperatura corporal.

Como medir a temperatura do cão?

Para medir a temperatura do seu cão necessita de um termómetro, preferencialmente com a ponta flexível, que deve sempre lubrificar com vaselina. Em seguida deve introduzir no ânus do animal e aguardar até a medição estar completa.

Como pode ajudar a baixar a febre do seu cão?

Até chegar à clínica ou hospital mais próximo deve humedecer toalhas com água fria e colocar sob o dorso do seu animal. Pode também embrulhar as patinhas em compressas com álcool, para baixar a temperatura corporal. Nunca deve usar gelo, nem objetos demasiado frios.

Estas técnicas ajudam a baixar a temperatura corporal, mas não a origem da febre. Por isso, deve sempre consultar o Médico Veterinário.

Causas e tratamento para cão com febre

A febre tem sempre origem numa reação que ocorre no organismo do animal e que não depende das condições externas.

As causas mais comuns incluem infeções sistémicas ou localizadas (como abcessos), inflamações, tumores, entre outros.

O tratamento depende sempre da causa, podendo envolver antibióticos, anti-inflamatórios e anti-piréticos.

É muito importante que não utilize medicação de humanos no seu patudo, pois estas podem ser potencialmente fatais! Dirija-se assim que possível ao Médico Veterinário habitual para que a causa da febre seja investigada e o seu patudo tratado! 🙂

Há forma de prevenir?

Não se consegue prevenir todos os episódios de febre. Contudo, sabe-se que checkups médico-veterinários de rotina, ajudam na deteção precoce de problemas de saúde. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais fácil e rápido será o seu tratamento.

Além disso, a alimentação cuidada e condições de higiene bem estabelecidas, contribuem para aumentar as defesas dos cães perante alterações externas.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta