Cão com febre: o que fazer para o ajudar
O seu patudo já teve episódios de febre e não sabia o que fazer? Então este artigo é para si!
Ana Gonçalves
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
O que significa “febre”?
A febre consiste no aumento da temperatura corporal, acima do limite normal. Este aumento não é induzido por fontes de calor externas, ao contrário dos casos de hipertermia. Geralmente, há uma patologia responsável pelos episódios febris.
Qual a temperatura normal do cão?
A temperatura normal dos nossos cães é de 38-39º. Em situações de stress ou dias mais quentes, pode subir até aos 39,5º. Isto explica o facto de ter sempre uma sensação de calor quando toca no seu patudo, já que a nossa temperatura é inferior à deles.
Como saber se o cão está com febre?
Ao tocar no seu animal de companhia pode aperceber-se logo de que este está mais quente que o habitual. Além disso, a presença de um nariz seco e quente, pode ser também um dos sinais. É muito frequente ainda que um cão com febre se encontre mais apático e pode até perder o apetite. No entanto, a única forma de ter a certeza é através da medição da temperatura corporal.
Como medir a temperatura do cão?
Para medir a temperatura do seu cão necessita de um termómetro, preferencialmente com a ponta flexível, que deve sempre lubrificar com vaselina. Em seguida deve introduzir no ânus do animal e aguardar até a medição estar completa.
Como pode ajudar a baixar a febre do seu cão?
Até chegar à clínica ou hospital mais próximo deve humedecer toalhas com água fria e colocar sob o dorso do seu animal. Pode também embrulhar as patinhas em compressas com álcool, para baixar a temperatura corporal. Nunca deve usar gelo, nem objetos demasiado frios.
Estas técnicas ajudam a baixar a temperatura corporal, mas não a origem da febre. Por isso, deve sempre consultar o Médico Veterinário.
Causas e tratamento para cão com febre
A febre tem sempre origem numa reação que ocorre no organismo do animal e que não depende das condições externas.
As causas mais comuns incluem infeções sistémicas ou localizadas (como abcessos), inflamações, tumores, entre outros.
O tratamento depende sempre da causa, podendo envolver antibióticos, anti-inflamatórios e anti-piréticos.
É muito importante que não utilize medicação de humanos no seu patudo, pois estas podem ser potencialmente fatais! Dirija-se assim que possível ao Médico Veterinário habitual para que a causa da febre seja investigada e o seu patudo tratado! 🙂
Há forma de prevenir?
Não se consegue prevenir todos os episódios de febre. Contudo, sabe-se que checkups médico-veterinários de rotina, ajudam na deteção precoce de problemas de saúde. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais fácil e rápido será o seu tratamento.
Além disso, a alimentação cuidada e condições de higiene bem estabelecidas, contribuem para aumentar as defesas dos cães perante alterações externas.
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
Ana Cláudia Gonçalves
Médica Veterinária de Animais de Companhia