Cálculos Urinários de Oxalato de Cálcio
Os cálculos de oxalato de cálcio afetam, em cerca de 70% dos casos, cães machos séniores. Leia este artigo para ficar a conhecer como se diagnosticam e o respetivo tratamento.
Sara Alves
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Porque acontecem?
A causa da ocorrência dos cálculos de oxalato de cálcio não é totalmente conhecida, mas pensa-se que está relacionada com o aumento da concentração do cálcio na urina do cão. Isto pode acontecer devido a um aumento da absorção do cálcio no intestino, diminuição da absorção do cálcio no rim ou secundário a determinadas doenças implicadas no metabolismo do cálcio.
Em que patudos são mais frequentes?
Estes cálculos são mais frequentes em machos séniores de raças de pequeno porte, nomeadamente, Schnauzers, Caniches, Yorkshire Terriers, Lhasa Apsos, Shi Tzus, entre outros.
Como são diagnosticados?
É necessário recorre à análise de urina (urinas tipicamente ácidas) ou, idealmente, analise dos cálculos propriamente ditos, para se determinar ao certo que tipo de cálculos são. O uso de radiografia e ecografia auxilia na localização anatómica desses cálculos.
Tratamento
Os cálculos de oxalato de cálcio não se dissolvem medicamente, por isso, devem ser removidos mecanicamente, assim como deve ser implementada uma dieta adequada para prevenção de novos cálculos. A dieta deve ser moderadamente restrita em proteína, cálcio, oxalatos e sódio. As dietas húmidas podem ser vantajosas, devido à sua maior concentração de água. Em casos mais severos, podem ser necessário medicação, como quelante de cálcio, para evitar a formação de novos cálculos.
Os objetivos do maneio dietético são:
– tornar o pH da urina alcalino para não favorecer a formação de cálculos de oxalato
– reduzir o teor de cálcio e de oxalatos da alimentação
– promover uma maior ingestão de água para que a urina fique mais diluída
Contra- indicações :
– administrar de suplementos nutricionais que contenham cálcio
– oferecer snacks caseiros com elevado teor em cálcio / oxalato (amendoins, batata doce, espinafres, entre outros).
Sara Alves
Médica Veterinária de Animais de Companhia