Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cálculos Urinários de Oxalato de Cálcio

Os cálculos de oxalato de cálcio afetam, em cerca de 70% dos casos, cães machos séniores. Leia este artigo para ficar a conhecer como se diagnosticam e o respetivo tratamento.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Porque acontecem?

A causa da ocorrência dos cálculos de oxalato de cálcio não é totalmente conhecida, mas pensa-se que está relacionada com o aumento da concentração do cálcio na urina do cão. Isto pode acontecer devido a um aumento da absorção do cálcio no intestino, diminuição da absorção do cálcio no rim ou secundário a determinadas doenças implicadas no metabolismo do cálcio.

Em que patudos são mais frequentes?

Estes cálculos são mais frequentes em machos séniores de raças de pequeno porte, nomeadamente, Schnauzers, Caniches, Yorkshire Terriers, Lhasa Apsos, Shi Tzus, entre outros.

Como são diagnosticados?

É necessário recorre à análise de urina (urinas tipicamente ácidas) ou, idealmente, analise dos cálculos propriamente ditos, para se determinar ao certo que tipo de cálculos são. O uso de radiografia e ecografia auxilia na localização anatómica desses cálculos.

Tratamento

Os cálculos de oxalato de cálcio não se dissolvem medicamente, por isso, devem ser removidos mecanicamente, assim como deve ser implementada uma dieta adequada para prevenção de novos cálculos. A dieta deve ser moderadamente restrita em proteína, cálcio, oxalatos e sódio. As dietas húmidas podem ser vantajosas, devido à sua maior concentração de água. Em casos mais severos, podem ser necessário medicação, como quelante de cálcio, para evitar a formação de novos cálculos.

Os objetivos do maneio dietético são:

– tornar o pH da urina alcalino para não favorecer a formação de cálculos de oxalato

reduzir o teor de cálcio e de oxalatos da alimentação

– promover uma maior ingestão de água para que a urina fique mais diluída

Contra- indicações :

– administrar de suplementos nutricionais que contenham cálcio

– oferecer snacks caseiros com elevado teor em cálcio / oxalato (amendoins, batata doce, espinafres, entre outros).

 

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta