Cães e as alergias sazonais: como as identificar e ajudar
As alergias sazonais não são exclusivas do ser humano. Leia este artigo ficar a saber quais os principais sintomas que podem causar no seu cão e como o pode ajudar.
Sara Alves
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Quais são os principais alergénios sazonais?
As alergias sazonais ocorrem, geralmente, na Primavera e no Outono. Os principais alergénios responsáveis pelas alergias são os polens, os ácaros, os bolores e o pó de casa. Existem ainda patudos que são alérgicos à picada da pulga, contudo, atualmente existem pulgas durante todo o ano, por isso, não é considerado sazonal.
Como se manifestam as alergias?
Os sintomas mais frequentemente associados a alergias são:
– Comichão generalizada
– Lamber as patinhas
– Otites
– Eritema da zona axiliar / inguinal / abdómen ventral
Os principais sintomas são dermatológicos, como referido acima, contudo, alguns patudos podem apresentar sintomas oftalmológicos (conjuntivites) e respiratórios (espirros).
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é clínico, isto é, é feito com base nos sintomas que o animal apresenta e na exclusão de outras causas de prurido. Existem testes serológicos para identificação de alergénios, contudo, apresentam várias limitações e devem ser interpretados com cuidado.
O que posso fazer para ajudar o meu patudo?
Uma vez que os alergeneos estão presentes no ambiente, o objetivo é minimizar o contacto do patudo com os mesmos. Para isso, deve-se, preventivamente:
– evitar passeios em zonas com relva
– utilizar desumidificadores
– evitar ter alcatifas em casa
– manter os patudos longe das divisões enquanto estão a ser limpas
Em situações em o seu cão comece a manifestar sintomas de alergias, como, por exemplo, comichão, pode dar-lhe banho com um shampo específico. Patudos com alergias vão também beneficiar de um maior aporte de ácidos gordos, para fortalecer a barreira cutânea. Isto pode ser feito através de dietas à base de salmão ou através de suplementos. Se mesmo assim, os sintomas se mantiverem, não hesite em consultar o médico veterinário habitual.
Sara Alves
Médica Veterinária de Animais de Companhia