Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Aumento da ALP nos cães

Aumentos da fosfatase alcalina (ALP) nos cães estão frequentemente associados a problemas de fígado, contudo, podem existir outras causas. Leia neste artigo quais são as doenças que podem causar aumentos nesta enzima.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é a fosfatase alcalina?

A fosfatase alcalina (ALP) é uma enzima produzida, essencialmente, no fígado (principalmente nas células que se encontram nos canais que transportam bílis). É também produzida no osso, intestino, rim e placenta. Por isso, aumentos desta enzima podem ser característicos de diferentes doenças.

Causas de fosfatase alcanina alta nos cães

Os aumentos da fosfatase alcalina podem surgir em diversas doenças, por isso, a sua investigação deve ser metódica e minuciosa. Existem situações em que esse aumento pode ser fisiológico, como é o caso de animais jovens, devido ao aumento do tecido ósseo. Outras causas que devem ser consideradas são as seguintes:

Quais podem ser os sintomas?

Os sintomas podem ser diversos e vão estar diretamente relacionados com a causa do problema. Por outro lado, há animais que apresentam aumentos da ALP sem apresentar qualquer tipo de sintoma.

Como reduzir os níveis?

Para que se consiga reduzir / normalizar as concentrações de ALP, é necessário um diagnóstico definitivo da patologia que causa o aumento. Para isso, o médico veterinário irá recomendar a realização de exames complementares, com base na história clinica e na sintomatologia do patudo.

Concluindo, o aumento da ALP não é uma doença, é um sintoma de que algo de errado pode estar a acontecer com o seu melhor amigo.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia 

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta