Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão tem a urina escura: o que pode ser?

A cor da urina do cão deve ser sempre vigiada, pois fornece dicas importantes do seu estado de saúde. Se tiver a urina escura, o que significa?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A cor normal da urina dos cães é amarelo claro. Qualquer alteração neste parâmetro pode sugerir a presença de algum problema. Assim sendo, aquando os passeios é importante que o tutor vigie sempre a cor da urina do seu patudo! Se é o caso do seu cão, que tem apresentado urina escura, fique atento e continue a ler.

 

Que problemas podem indicar as alterações de cor na urina dos cães?

A maioria das alterações de cor da urina, reflete-se numa urina mais escura. Cada uma destas alterações pode indicar patologias diferentes:

  • Urina amarelo escuro: cães desidratados, com urina extremamente concentrada apresentam uma urina amarelo carregado, mais escura do que o normal. A alteração da cor pode ser acompanhada com diferente odor ou turbidez. Isto acontece em infeções urinárias ou em animais com doenças que promovam a sua desidratação (por exemplo, gastroenterites com vómitos e diarreia severos).
  • Urina alaranjada: geralmente indica patologia hepática, icterícia ou destruição das células vermelhas (eritrócitos) do sangue, como acontece na febre da carraça. Pode surgir também em casos de desidratação extrema ou problemas biliares.
  • Urina cor de vinho: indica uma situação muito urgente, pelo que deve visitar o Médico Veterinário com rapidez! Pode sugerir exposição a tóxicos, hemorragias severas, infeções graves ou danos musculares secundários a traumas.
  • Urina cor-de-rosa ou vermelha: possivelmente a alteração de cor que chama mais a atenção dos tutores, pois é associada à presença de sangue na urina. Surge em cães com infeções urinárias, urólitos (cálculos) no sistema urinário (rins, bexiga ou uretra), tumores (benignos/malignos) ou distúrbios de coagulação.

O que fazer se o seu cão tem urina escura?

Todos os casos em que a urina adquire caraterísticas diferentes da normalidade, devem ser avaliadas pelo Médico Veterinário! Pode haver necessidade de analisar a urina (urianálise) ou outros exames complementares (radiografia, ecografia, análises de sangue), para se conseguir perceber a causa do problema.

Como prevenir?

Lembre-se que visitas regulares ao Médico Veterinário para checkup são cruciais para detectar doenças precocemente. Uma alimentação adequada e equilibrada, com um alimento de boa qualidade é outro segredo para melhorar a imunidade dos nossos animais 🙂

 

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta