Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Quando começam a nascer os dentes dos cachorros?

A partir de que mês começam a nascer os dentes aos cachorros? E quando é que “mudam” os dentes? Saiba mais sobre os dentes do seu cachorro.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os cães são difiodontes, isto é, apresentam 2 tipos de dentição: a de leite e a definitiva. Fique a saber mais sobre o nascer os dentes do seu cachorro.

Dentição de Leite

Os dentes de leite começam a surgir entre as 4 e as 5 semanas de vida. Até aos 2 meses de idade os cachorros têm a dentição completa (28 dentes). Nesta fase de desenvolvimento, o cachorro começa a ser mais independente e a querer explorar o mundo.  Os dentes dos cachorros vão parecer agulhas e o comportamento de morder será mais frequente. Este não deve ser punido, mas sim direcionado para brinquedos. Escolha aqueles que sejam mais macios para que não causem ferimentos (corda, borracha, etc) durante a fase em que estão a nascer os dentes.

Encontre aqui ração personalizada para cachorros.

Dentição Definitiva

A mudança para a dentição definitiva começa por volta dos 4 meses. Inicia-se pelos incisivos e termina nos caninos. Esta mudança termina por volta dos 7 meses, altura em que o cachorro deverá possuir 42 dentes. Geralmente, os tutores não se apercebem da queda dos dentes, uma vez que os patudos costumam engoli-los. Durante este período, é normal que o seu patudo apresente halitose (mau hálito), gengivite (inflamação das gengivas) e que se intensifique o comportamento de morder.

Algumas raças, como os Yorkshires e os Poodles, tem tendência para manter alguns dos dentes de leite quando começam a nascer os dentes definitivos, principalmente os dentes caninos. Estes dentes devem ser removidos cirurgicamente, uma vez que, promovem uma maior acumulação de detritos nessa zona, predispondo o cachorro a infeções.

Cuidados a ter:

  • Alimentação: invista numa dieta de qualidade, adequada às necessidades do seu cachorro
  • Brinquedos: devido à tendência que o cachorro terá para morder, deve ter brinquedos que sejam resistentes para que este consiga aliviar o desconforto que sente com a erupção dos seus dentes, enquanto brinca
  • Higiene oral: o cachorro deve ser habituado desde pequeno a escovar os dentes, para evitar problemas dentários em adulto.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta