7 sinais de perda de audição em cães
A perda de audição é uma realidade também nos nossos cães, podendo nascer com eles ou desenvolver-se mais tarde. Aprenda a identificar os sinais aqui.
Ana Alves
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Os patudos, tal como nós, podem sofrer de perda de audição ao longo da sua vida e em todas as idades. No entanto, podem também nascer surdos como é o caso, por exemplo, do Dálmata que se encontra geneticamente predisposto. Mas como saber se o seu cão sofre de perda de audição?
A perda de audição pode ser uni ou bilateral e ser secundária a inúmeras patologias, nomeadamente otites (recorrentes ou crónicas), traumatismos (lesões físicas, por exemplo causadas pelas conhecidas “praganas” ou até traumatismos cranianos) ou afeções neurológicas. Assim, é importante estar atento a todos os sinais que direta ou indiretamente podem indicar perda de audição.
Como saber se o seu cão está a ficar surdo:
1 – Deixa de responder – não reage quando chama pelo seu nome e não responde aos comandos habituais “senta, fica, deita”.
2 – Não o vai cumprimentar quando chega a casa, o que pode significar que não ouviu o carro a chegar ou a porta a bater.
3 – Não mostra o reflexo de medo e/ou fuga aquando de barulhos violentos – queda de objetos, bater de palmas (principalmente junto aos seus ouvidos), toque da campainha e o tão assustador fogo de artificio. O reflexo de Preyer, isto é, o movimento da orelha em resposta ao som, é o mínimo que se pode esperar.
4 – Dorme mais do que o habitual e, por vezes, é necessário tocar-lhe para o acordar – como não ouve não se sente incomodado ou atraído pelos ruídos.
5 – Cabeça inclinada ou abaná-la em demasia – Não são sinais diretos, mas deve estar atento, pois poderão estar presentes em situações de afeção do ouvido médio/interno ou em otites, podendo conduzir, posteriormente, a surdez caso não seja instituído tratamento.
6 – Dor ao toque das orelhas – certas patologias que conduzem a surdez podem causar muita dor nos ouvidos dos nossos patudos.
7 – Late/ladra mais frequentemente – já que não reconhece o som que emite. Poderá ainda ser um sinal de dor.
Se notar algum desde sinais, não hesite em ir ao seu Médico Veterinário. Ele poderá ajudá-lo na identificação da perda de audição e no diagnóstico das possíveis patologias subjacentes.
Ana Alves
Médica Veterinária