Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

5 sinais de stress no cão

Para nós, seres humanos, é difícil imaginar que o nosso patudo, cujas maiores preocupações que tem na vida são comer, brincar e dormir, pode estar stressado. Efetivamente, hoje sabe-se que os cães podem experienciar situações de stress e que isso pode comprometer a sua saúde e o seu bem-estar.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Quais são então os principais sinais de stress num cão?

1. Bocejar

Tal como nós, os cães bocejam quando estão com sono. Contudo, este comportamento pode surgir em situações nas quais se sintam desconfortáveis (ida ao veterinário, trovoadas, introdução de um novo patudo em casa), uma vez que desencadeia uma série de mecanismos internos que lhes vão proporcionar tranquilidade.

2. Lamber a boca / nariz

Se vir o seu cão a lamber a boca / nariz sem que uma deliciosa iguaria esteja por perto, o mais provável é que esteja stressado.

3. Arfar

Respirar com a boca aberta ou aumentar a frequência das respirações por minuto pode estar associado a stress. Se isto acontecer num contexto em que o seu cão está relaxado e tranquilo, deve ser interpretado de outra forma.

4. Vocalizar

Comportamentos como “choramingar”, uivar e ladrar excessivamente estão relacionados com medo / stress e são dos sinais mais facilmente identificáveis pelos tutores.

5. Alterações Gastrointestinais

Perda de apetite e diarreia (colite por stress) podem ocorrer na sequência de eventos que causem ansiedade no cão. Existem atualmente dietas direcionadas para este tipo de situações, que são altamente palatáveis e de fácil digestão, contendo ingredientes que ajudam a prevenir os efeitos gastrointestinais do stress nos nossos patudos. Para prevenir estas situações deve utilizar uma alimentação saudável e equilibrada no seu cão.

Reconhecimentos destes sinais – Muito importante!

Alguns cães podem experienciar episódios agudos / esporádicos de stress,
enquanto que outros podem viver num estado crónico de ansiedade. Por vezes também o passado que o cão viveu pode afetar o presente e provocar estes sinais. Se adotou ou vai adotar um cão jovem, adulto ou sénior pode trazer com ele memórias menos boas.
Reconhecer que alterações de comportamento, mais ou menos óbvias, podem estar associadas a aumento dos níveis de ansiedade, é essencial para que possamos ajudar os nossos patudos perante estas situações. Deste modo, evitamos a progressão do stress, o que pode não só interferir com o bem-estar do seu cão (rotinas diárias, alimentação, entre outros), como também pode afetar a sua saúde (alterações gastrointestinais, diminuição da eficácia dos sistema imunitário…).

Sara Alves 

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta