Quando um cão não se quer levantar, é uma situação inespecífica e essa falta de atividade pode ter várias causas como:

  • Dor articular crónica: nas patologias articulares, principalmente em animais mais idosos as artroses, pode haver dias piores com dores acentuadas e o cão não se querer levantar.
  • Dor articular aguda: pode acontecer em idades avançadas ou menos nos mais jovens, após exercício físico intenso ou situações de traumas em brincadeiras ou correrias com outros animais.
  • Patologia neurológica: em algumas doenças neurológicas o cão pode não conseguir levantar-se como hérnias discais, traumas medulares, entre outros, por falta de sensibilidade e ação nos membros.
  • Febre: quando a temperatura está aumentada é normal que o animal esteja melhor no seu conforto e não quer entrar em atividades.
  • Patologia sistémica: algumas doenças podem levar a prostração e, como tal, fazer com que não se consiga levantar.

Se o seu cão não se quiser levantar, se o chama para comer ou ir à rua e ele não quer vir deve de imediato contactar o médio veterinário habitual a fim de agendar uma consulta.

Joana Silva

Médica Veterinária

Published by Joana Silva

Experiência Mestrado integrado em Medicina Veterinária pelo ICBAS, U.Porto. Realizou estágios em Portugal e Espanha e tem realizado atividade profissional em Clínica de Animais de Companhia há mais de 3 anos. As principais áreas de interesse são medicina interna, nutrição e dermatologia. A minha relação com os cães O meu contacto com cães tem aumentado nos últimos anos e com ele também aumentou o meu gosto e respeito por eles: são fantásticos e tornam a vida de quem os acompanha muito melhor. São sem dúvida um dos melhores membros da família.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *