Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Saiba tudo sobre Pug

Precisa de um companheiro que aprecie a sua companhia e nunca se canse de mimo? Então está na altura de conhecer um pouco mais sobre esta raça tão especial, o Pug!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Caraterísticas e Aparência do Pug

O Pug é considerado um cão de pequeno porte, com olhos grandes e bastante expressivos, uma cabeça arredondada e cauda enrolada. São extremamente amigos do seu dono e da sua família, além de adorarem conviver com outros animais. A coloração habitual da sua pelagem é preta ou bege; no entanto, é possível encontrar pelagens de outras colorações, tal como branco e castanho. O focinho é, por norma, enrugado e achato (braquicéfalo), de cor preta, tal como as orelhas. Vivem, em média, 13 a 15 anos e em adulto o peso médio é de 6 a 9 kg.

História da raça

A China antiga é a origem mais provável desta raça, onde os cães de nariz e boca pequenos eram muito apreciados, principalmente pelos imperadores. Foram trazidos para a Europa pelos comerciantes holandeses e ganharam popularidade quando a realeza de Inglaterra se apaixonou por esta raça e os tornou seus cães de companhia.

Temperamento

Regra geral, são companheiros inseparáveis, dóceis e leais. Não gostam de estar muito tempo sozinhos, preferem ter sempre companhia. São bastante sociáveis, mesmo com estranhos, dando-se bem com crianças e outros animais. Tendo em conta que são inteligentes e teimosos, a sua educação e treino podem ser desafiantes, pelo que devem ser iniciados precocemente.  Apesar de energéticos,  não precisam de muita atividade física e adaptam-se perfeitamente a um apartamento.

Saúde

Esta raça pode sofrer predisposição para algumas patologias, nomeadamente:

Cuidados a ter

  1. Limpeza regular das pregas de pele: pode realizar esta limpeza com uma compressa com soro fisiológico ou com toalhitas adequadas para o efeito, secando sempre a pele no final;
  2. Escovagens: Apesar de serem uma raça de pelo curto, este deve ser escovado uma vez por semana;
  3. Alimentação de boa qualidade e o exercício físico: devem ser um foco importante, para que não fiquem com excesso de peso ou obesos. Adotar ração para raças pequenas é uma boa opção.
  4. Proteção do calor: os Pugs não se dão bem com o calor, pelo que é importante que os proteja sempre na altura do verão.

Quem tem um patudo destes em casa, certamente concorda com tudo o que foi falado neste artigo e quem não tem, certamente ficou com vontade de ter 🙂

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta