Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Tudo o que precisa de saber sobre o São Bernardo

São Bernardo, um verdadeiro cão gigante, mas ternurento! Descubra tudo sobre esta raça aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Características do São Bernardo

  • Porte: Gigante
  • Peso: 55-90 kg
  • Altura ao garrote: 65-90 cm
  • Variedades: pêlo comprido e pêlo curto
  • Cores: Branco e castanho avermelhado/castanho avermelhado raiado/castanho amarelado
  • Esperança média de vida: 8-10 anos

Aparência

Conhecidos como gigantes gentis, são das raças caninas de maior porte em todo o mundo! Cães possantes, musculados, de pêlo denso e macio, têm um olhar dócil e orelhas caídas e triangulares.

A sua pelagem bicolor é característica e distintiva, assim como a quantidade de baba que produzem!

História do São Bernardo

Descendentes de grandes mastins, foi no mosteiro de St. Bernard Menthon, na Suíça, que se popularizaram. Este local, um dos pontos mais altos dos Alpes Suíços, foi criado para dar apoio e guarida aos viajantes e peregrinos que passavam na zona. Desde cedo que os monges começaram a utilizar estes cães em missões de busca e salvamento na neve, sendo o cão mais popular o “Barry”!

Mais recentemente, através dos filmes “Beethoven“, foi dada a conhecer a sua faceta mais carinhosa e tolerante, mostrando os excelentes cães de família que podem ser.

Educação e treino

Amigável por natureza, geralmente calmo e sempre atento. Bom cão de guarda, assim como cão de família. Procura a companhia do dono e não gosta de ser deixado de parte ou muitas horas sozinho.

Não é o cão mais adequado para a vida em apartamento, necessitando de caminhadas ao ar livre e espaço, para ser equilibrado.

Podem ser teimosos mas aprendem rapidamente. Requerem treino rigoroso desde cedo, enquanto ainda têm um tamanho controlável, para que aprendam a ser obedientes.

Apesar de serem, geralmente, muito carinhosos e tolerantes com crianças, a sua interação deve ser sempre vigiada pois, devido ao seu tamanho, uma brincadeira mais descontrolada pode dar origem a empurrões e quedas.

Saúde

Embora criados como cães de trabalho, hoje em dia a raça apresenta predisposição para alguns problemas de saúde, nomeadamente:

Cuidados de higiene e de saúde

Em termos de manutenção são cães relativamente descomplicados. O pêlo deve ser escovado semanalmente (com mais frequência na época da muda de pelagem) e os ouvidos devem ser inspecionados e limpos regularmente, uma vez que são propensos a otites!

Toleram muito melhor temperaturas baixas do que altas. No Verão, devem ter sempre acesso a um local fresco, à sombra, e a água fresca em abundância.

De modo a prevenir torções de estômago, devem fazer refeições pequenas e frequentes, seguidas de repouso – não devem fazer exercício depois das refeições!

Apesar de não necessitarem de muito exercício físico, devem ter oportunidade de fazer boas caminhadas com os donos, para se manterem saudáveis e em boa forma física.

Cuidados na alimentação

É indicado fazer uma dieta equilibrada para raças grandes, rica em nutrientes e ingredientes naturais. A adição de condroprotetores e ácidos gordos na ração, é uma mais valia para prevenir doenças articulares e fortalecer o pêlo e a pele. Veja qual o melhor plano alimentar para o seu cão aqui.

Se o São Bernardo for o cão indicado para si e para o seu estilo de vida, procure sempre criadores responsáveis, ou opte pela adoção! 🙂

Inês Carvalho
Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta