Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Tudo o que precisa de saber sobre os Corgis

Os Corgis são os cães preferidos da rainha Isabel II. Baixos, mas robustos têm muito para nos oferecer. Conheça aqui as suas características.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Com origem na Grã-Bretanha, são originalmente cães de guarda. Guardavam não só os rebanhos, como as quintas. Devido ao seu pequeno tamanho, mordiam os talões dos animais que guardavam (vacas, cavalos) para os manter juntos.

Características:

Pelo: médio;

Peso: Fêmea – de 10 a 11 kg; Macho – de 10 a 12 kg; Máximo 30 cm de altura.

Esperança média de vida: 11-13 anos

Temperamento: muito simpáticos e amigáveis, adoram uma boa brincadeira. São muito inteligentes e o seu instinto ancestral de guarda encontra-se ainda presente. São corajosos e têm a tendência de querer ter os membros da sua família ao seu redor. Por este motivo, poderão ser menos recetivos a estranhos. Podem manter ainda o instinto de mordiscar os calcanhares das pessoas.

Educação: o seu treino deve começar desde cedo, para que a sua tendência à dominância seja controlada.

Saúde: a sua longa coluna predispõe os Corgis às hérnias discais. Assim, é preciso não abusar das escadas nem de grandes saltos. Muito importante também é evitar a obesidade, já que ganham peso facilmente! Os problemas oculares, epilepsia, displasia da anca e doença de Von Willebrand (problema de coagulação) são outras doenças às quais também se encontra predisposto.

Higiene: têm um pelo de fácil manutenção. Uma escovagem regular, três vezes por semana, será suficiente.

Estilo de vida: como cão pequeno que é, pode facilmente adaptar-se à vida em apartamento. No entanto, ele gosta de ter um espaço onde se possa manter ativo. Gosta muito de ladrar, comportamento que herdou dos seus antepassados de guarda.

É de referir que atualmente existem duas raças de Corgis reconhecidas: os Welsh Corgi Pembroke e os Welsh Corgis Cardigan. Ainda que semelhantes, as suas diferenças relacionam-se com a sua aparência e, em parte, pelo seu comportamento. Os Cardigan são mais longos e pesados, e o seu pelo necessita de mais escovagens. Quanto ao temperamento, os Cardigan são menos energéticos e mais reservados, ponderando mais a situação antes de avançarem.

Alimentação: A dieta deve basear-se em ração seca de elevada qualidade nutricional e energética. É importante optar por ração para raças médias, com tamanho de grão ajustado ao porte do cão, facilitando a mastigação e digestão. O esquema alimentar deve contemplar 3 a 4 refeições por dia, de forma a manter os níveis de energia constantes.

Ana Alves

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta